A Liga Inglesa prepara-se para bater mais um recorde: tem praticamente fechada a venda dos direitos televisivos para o mercado chinês por um valor de 700 milhões de dólares, o que significa cerca de 650 milhões de euros.

Atualmente os direitos estão negociados com a China TV, mas para o triénio 2019-2022 a Liga Inglesa tem fechado um acordo com a PPTV, do Grupo Suning, por 650 milhões de euros: trata-se portanto de um aumento superior a dez vez mais em relação ao contrato atual, que rende ao futebol inglês 18 milhões de euros por ano (54 milhões por três anos).

O contrato ainda não foi oficializado, mas está a ser noticiado por toda a imprensa inglesa, que cita fontes da PPTV a dar o acordo por fechado.

Trata-se, assim, da maior venda de direitos televisivos feitos por uma liga com um mercado internacional, batendo até o negócio que a mesma Liga Inglesa fez com o mercado norte-americano: vendeu os jogos para os Estados Unidos à NBC por cerca 930 milhões de euros por seis anos.

Recorde-se que a China tem feito um investimento muito grande no desenvolvimento do futebol local, sobretudo desde que o presidente Xi Jinping, um amante do jogo, chegou ao poder.