Aos 34 anos, Karel Porborsky anunciou que vai deixar de representar a selecção da Rep. Checa. O jogador, que representou o Benfica entre 1998 e 2001, afirmou também que tenciona continuar a jogar como profissional por apenas mais um ano.
«Eu estou grato por tudo que vivi com selecção nacional, mas decidi parar. A selecção é um capítulo fechado para mim, agora sou apenas um fã», revelou o jogador a uma estação televisiva do seu país.
O primeiro dos oito golos marcados por Poborsky ao serviço da Rep. Checa foi um chapéu ao guarda-redes Vítor Baía, na derrota de Portugal nos quartos-de-final do Europeu de 1996.
O jogador mais internacional da Rep. Checa, com 118 partidas, jogou em três Campeonatos da Europa, 1996, 2000 e 2004 e no Mundial 2006. O ponto mais alto da carreira de Poborsky pela Rep. Checa foi em 1996, quando chegou à final do Europeu. No Euro 2004 a equipa atingiu as meias-finais.
O atleta defendeu também clubes como o Manchester United, Lazio e os rivais Slavia e Sparta de Praga. Poborsky joga actualmente no Ceske Budejovice, da primeira divisão checa, clube do qual também é presidente e accionista.
Os checos fazem sua primeira partida de qualificação para o Campeonato da Europa 2008 no dia 2 de Setembro, frente à selecção do País de Gales. As selecções do Chipre, Alemanha, Irlanda, San Marino e Eslováquia completam o Grupo D.