Karel Poborsky despede-se este sábado da selecção da Rep. Checa, em partida frente à Alemanha a contar para o grupo D de qualificação para o Euro2008. O ex-jogador do Benfica, que fará 35 anos no próximo dia 30 de Março, estreou-se com as cores do seu país em Fevereiro de 1994, tendo obtido até ao momento 118 internacionalizações (8 golos).
Um dos melhores momentos em representação do seu país aconteceu precisamente diante de Portugal, no Campeonato da Europa de 1996, realizado em Inglaterra. O «chapéu» feito a Vitor Baía nos quarto-de-final da prova ditou o afastamento da Selecção Nacional e catapultou Poborsky para uma carreira de muitos êxitos.
Transferiu-se de imediato para o Manchester United e em Janeiro de 1998 chegou ao Benfica (61 jogos, 11 golos) pela mão de Vale e Azevedo. O técnico era o escocês Graeme Souness. Na Luz, onde era uma das estrelas da equipa, esteve até 2001, sem ter alcançado qualquer título colectivo. Passou depois pela Lazio de Roma, Sparta de Praga e Ceske Budejovice, clube que representa actualmente e onde iniciou a sua carreira em 1991.