* Enviado especial do Maisfutebol aos Jogos Olímpicos
Siga o autor no Twitter


Resultados da canoagem portuguesa nos Jogos Olímpicos: quarto lugar (K2), quinto lugar (K1), sexto lugar (K4) e nono lugar (slalom).

Faltam as medalhas, claro, mas será que o trabalho feito ao longo do ciclo olímpico está colocado em causa?

«Não, nada. Temos a melhor geração de sempre e estes atletas mereciam uma medalha. Aliás, não fosse o bronze da Telma Monteiro e a canoagem seria a melhor modalidade portuguesa nos Jogos. Tivemos bons resultados», defendeu Vitor Felix, presidente da federação.

Fernando Pimenta é da mesma opinião e defende os resultados da equipa, apesar de não terem alcançado o pódio. «O nível da canoagem está muito elevado. Várias equipas medalhadas em Europeus e Mundiais ficaram de fora das finais».

Pimenta assegura, de resto, que a preparação feita até ao Rio de Janeiro foi «correta». «Se voltasse ao início dos quatro anos faria tudo igual. Cheguei aqui na minha melhor forma, mais não podia fazer».

Emanuel Silva, o mais experiente em Jogos do K4, sai de «consciência tranquila». «Quatro atletas, três finais olímpicas, vários diplomas…»

«Amanhã começa um novo ciclo olímpico de quatro anos», avisou.

David Fernandes e João Ribeiro sublinham o excelente «ciclo olímpico» efetuado e a crueldade da competição.

«Os resultados são genericamente muito positivos. Claro que queríamos medalhas, mas um quarto, um quinto e um sexto são excelentes lugares».

Vitor Felix, presidente da federação, fala ainda da intenção de construir uma pista de slalom em Portugal e aponta vários nomes que asseguram o futuro da canoagem.

«Há atletas como a Joana Vasconcelos, Beatriz Gomes, Helena Rodrigues, todas com nível olímpico. E temos o Tiago Tavares, campeão do mundo de sub23. Estamos no bom caminho».