* Enviado-especial do Maisfutebol aos Jogos Olímpicos
Siga o autor no Twitter


Kemarley Brown, jamaicano adaptado pelo Bahrain, é o primeiro homem a vencer uma eliminatória dos 100 metros: 10,13s, aplausos, exatamente o mesmo tempo de Chijindu Ujah, da Grã-Bretanha.

Antes, pela manhã, o Maisfutebol já assistira a três pré-eliminatórias, mas daí não há grandes histórias a retirar. Aliás, há uma grande história e envolve o único homem de Tuvalu presente nos Jogos Olímpicos. Para ler na próxima segunda-feira a entrevista exclusiva.

A primeira grande batalha, porém, está guardada para Justin Gatley (EUA) e Daniel Bailey (Antigua). O relâmpago norte-americano, autor do melhor tempo do hectómetro em 2016, acaba com 10,01s. Bailey cumpre e também se qualifica: 10,20s.

Terceira manga, o estádio de boca aberta e olhos rasgados: um chinês bate o recorde pessoal e deixa o quarentão Kim Collins (Saint Kitts) em risco para a próxima fase – acaba repescado. Chama-se Zhenye Xie (10,08s) e atira para segundo o amigo de Usain Bolt, o também jamaicano Nickel Ashmeade: 10,13s.

A bancada agita-se, grita por Bolt, adeptos brasileiros imitam o gesto relampejante do bicampeão olímpico. Têm de esperar mais um pouco.

Andre de Grasse, canadiano, regista uma excelente marca (10,04s) e o marfinense Ben Youssef Meite (10,03s) ganha a corrida onde estão o experiente Christophe Lemaitre (10,16s, França) e o prodígio norte-americano, Trayvon Brommell (10,13s).

Da Jamaica chega ainda Yohan Blake (10,11s), the next big thing do hectómetro (ainda é?) e, finalmente, senhoras e senhores, Mr. Usain Bolt.

O estádio explode, «Bolt, Bolt, Bolt!», e a lenda da velocidade agradece. E gosta. Caminha até meio da pista, ergue os braços e pede mais, quer mais. Mas só até ao momento de concentração. Aí, Usain leva o dedo indicador direito aos lábios e o estádio diz «sssshhhhhhhhh».

«On your mark, get set, go!».

Arranca Bolt, mal como sempre; dispara Bolt, primeiro na meta, já a deslizar e a gerir esforço: 10,07s na estreia aqui no Rio de Janeiro, com o Maisfutebol em cima da linha da meta, a abrigar-se do segundo relâmpago.

O outro, Gatlin, parece mesmo ser o principal opositor ao inédito tri olímpico do jamaicano nos 100 metros. Domingo há mais, a final é às 22h25 no Rio de Janeiro (mais quatro horas em Portugal).

100 metros, os mais rápidos nas eliminatórias:

1. Justin Gatlin (EUA), 10,01s
2. Ben Youssef Meite (CMA), 10,03s
3. Andre de Grasse (CAN), 10,04s
4. Usain Bolt (JAM), 10,07s
5. Zhenye Zie (CHN), 10,08s
6. Yohan Blake (JAM), 10,11s