*com Pedro Jorge da Cunha

A primeira eliminatória da Taça de Portugal que conta com os três grandes serve, tradicionalmente, para os técnicos testarem jogadores menos utilizados ante adversários teoricamente mais frágeis. Quem tem pouco espaço no plantel aproveita para mostrar valor e tentar convencer o treinador.

Olhando para a realidade de FC Porto, Benfica e Sporting e fácil perceber que há muita gente à espreita de uma oportunidade, nomeadamente nos leões, que têm estado dedicados exclusivamente ao campeonato, uma vez que não disputam qualquer competição europeia.

É seguro dizer que jogadores como Marcelo Boeck, Vítor, Paulo Lopes, Steven Vitória, Carlos Eduardo ou Ghilas vão ter uma oportunidade este fim-de-semana, quando as suas equipas tiveram de defrontar o Cinfães, o Alba e o Trofense.

Em Alvalade Leonardo Jardim já assegurou que Slimani não vai ser titular com o Alba, mas é natural que haja alguma rotatividade, embora o treinador não queira facilitar, pois o adversário seguinte é o FC Porto. Na calha para entrar no onze estão Marcelo Boeck e Vítor, mas também Eric Dier e até Carlos Mané ou Diogo Salomão. Diego Capel também pode ganhar minutos, aproveitando para conquistar mais tempo de competição. Descanso é que não é preciso, segundo o técnico, porque houve duas semanas sem competição para muita gente (excluindo aqueles que foram às seleções).



No Benfica é certo que vai haver rotatividade na baliza, com Oblak a ocupar o lugar de Artur. Funes Mori não vai jogar, mas o próprio Jorge Jesus já admitiu que vai fazer alterações.

O jogo com o modesto Cinfães será oportunidade para jogadores como Steven Vitória, Jardel, Sílvio, Ivan Cavaleiro, Cortez ou até João Cancelo mostrarem ao treinador que são opção para outras partidas mais exigentes. 

No entanto, será curioso perceber quantos jogadores vindos da equipa B vão ser utilizados por Jorge Jesus. O técnico chamou Bruno Varela, Lindelof, Ruben Pinto, Bernardo Silva, Hélder Costa, Lolo e Haramiz, deixando muitos nomes importantes de fora, uma vez que já está a pensar na semana que se avizinha, em que terá de defrontar o Olympiakos e o Nacional da Madeira.

O sueco Viktor Lindelof tem sido titular na equipa B, jogando no meio-campo ao lado de Ruben Pinto. Na frente jogam Bernardo Silva, Hélder Costa e Ivan Cavaleiro, que agora também surgem na lista de Jesus. O espanhol Lolo e o português (de origem são-tomense) Harramiz Soares também são opção e podem jogar com o Cinfães.

De todos os jogadores da equipa B convocados o melhor marcador é Ivan Cavaleiro, que esta época já apontou sete golos, seguido de Harramiz, que marcou por três vezes. Estes dois e ainda Hélder Costa e Bernardo Silva estiveram nos dez primeiros jogos da época, enquanto Cancelo e Lindelof falharam apenas um encontro.



Também no Dragão haverá oportunidade para promover a rotatividade, até porque vem aí uma semana altamente exigente, com Zenit e Sporting. Fabiano vai ocupar o lugar de Helton, Kelvin deverá ser titular e Ghilas também deverá regressar ao onze, aproveitando a gestão de cansaço de Jackson Martinez, que chegou esta quinta-feira da Colômbia. Carlos Eduardo espreita uma oportunidade, assim como o central Diego Reyes.

Mas a grande novidade nos convocados foi a chamado do venezuelano Victor Garcia. O lateral-direito de 19 anos foi contratado ao Deportivo La Guaira, depois de ter representado o seu país no campeonato sul-americano de sub-20 (também fez um jogo pela seleção principal, em agosto de 2011). Esta época tem-se afirmado como titular na equipa B e ganhou por mérito próprio este prémio de Paulo Fonseca.

Garcia vive sozinho no Porto, não conduz e tem como melhor amigo Mauro Caballero, avançado paraguaio do FC Porto B. Muito forte fisicamente, foi o melhor nos testes de pré-época e mantém a rotação no flanco durante durante todo o jogo. É eficaz na marcação, mas tem de melhorar no passe.

Pode comprovar um pouco do seu talento neste vídeo, quando o FC Porto B defrontou o Desp. Aves e Garcia fez a jogada para o 1-0.