O francês Franck Ribéry critica o processo de atribuição da Bola de Ouro. «A Bola de Ouro é atribuída ao melhor jogador? Já não acredito nisso. Em 2006, Cannavaro ganhou o prémio porque foi campeão do Mundo (com a Itália), só isso. Há muita política...», disse o jogador do Bayern Munique em entrevista à revista Sport Bild.

«Aprendi muito durante a festa de gala da Bola de Ouro no ano passado. Assim que cheguei, disse à minha mulher que eu não iria ganhar. Eu vi como a forma como Blatter estava a abraçar Ronaldo e como toda a família dele estava lá. Não sou estúpido. Ficou claro que ele tinha que ganhar. Ele não teria trazido toda a família com ele se fosse de outra forma», frisou o francês, que foi nomeado no ano passado. «Não tenho inveja, esse troféu não tem qualquer significado para mim», garantiu ainda.
 
E este ano, quem deveria ganhar? «Para mim, ou Neuer ou Robben têm de vencer, só há duas formas de ver as coisas. O Neuer ganhou tudo e é uma boa pessoa, nada arrogante. O Robben fez uma época fantástica na Bundesliga e, depois, um bom Campeonato do Mundo».