Ricardo Baptista é o mais recente reforço do Sporting. O guarda-redes internacional sub-21, ex-Fulham, assinou por três temporadas e foi apresentado há minutos em Alvalade.
«Foi uma grande surpresa, não estava à espera do Sporting. É o meu clube, sou do Sporting desde pequenino. Assinei por três épocas», começou por dizer, antes de falar do desenrolar das negociações: «Só sei disto desde ontem. O meu empresário é que tratou de tudo, mas não pensei duas vezes. É o dia mais feliz da minha carreira.»
Com Rui Patrício e Tiago como concorrentes ao lugar, o jovem guardião diz estar interessado em trabalhar ao máximo. «O objectivo é trabalhar para garantir ao treinador qualidade na equipa. É normal que pense ser titular, qualquer pessoa quer sê-lo. Conheço o Patrício da Selecção, é uma excelente pessoa e excelente guarda-redes, mas vou trabalhar para o lugar. Aqui ninguém parte em vantagem, somos uma equipa e temos de apoiar quem o treinador escolher», garantiu.
Baptista revelou ainda os motivos da escolha do número 19:
«É a minha data da nascimento... Em cima da hora é assim. Espero treinar amanhã. Já assinei contrato e passei pelos exames médicos e isso era o mais difícil.»
A Selecção como mostra
«Em Inglaterra, estive sempre como segundo guarda-redes, por isso acho que a Selecção foi importante para ter conseguido assinar pelo Sporting», lembrou o futebolista, que revela ainda não ter falado com nenhum colega da selecção que jogue no Sporting. Mas, garante, «há tempo» para isso.
O desejo de representar o seu clube fugiu-lhe enquanto jovem. «Nasci em Setúbal, os meus pais colocaram-me no Vitória e nunca tive oportunidade de jogar no Sporting antes», concluiu.