Foi um negócio-relâmpago, desencadeado com a visita de emissários sul-coreanos a Portugal no último sábado, para assistirem ao jogo Rio Ave-Penafiel. Ricardo Nascimento nem seria o jogador que pretendiam observar, mas a excelente exibição do médio despertou a atenção da comitiva asiática, que não perdeu tempo a contactar o jogador, a quem formulou uma proposta «que lhe suscitou enorme interesse», segundo informa o próprio Rio Ave no seu site oficial.

O clube confirmou já a transferência, revelando que irá receber «uma verba que pode considerar-se um bom negócio». O Rio Ave defende ainda que foi tida em consideração «a forma empenhada e valorosa como o atleta serviu o clube, bem como facto de a sua ligação ao clube terminar em Maio próximo».

Aos 30 anos, Ricardo Nascimento volta assim a rumar ao estrangeiro, depois de uma passagem pelo Montpellier na época 2000/01. O médio sai a meio de um campeonato em que confirmou todas as suas qualidades, que nunca conseguiu traduzir em Portugal com o salto para um grande.