O fecho do mercado de transferências de janeiro mereceu uma radiografia de uma página no jornal do Sporting, que revela todos os pormenores dos negócios realizados pelo clube.

Desta forma, o Sporting anuncia que Sami não será reforço, que as cinco contratações custaram um valor total de 1,5 milhões de euros e que houve um total de dez saídas, as quais permitiram uma poupança de 12,8 milhões de euros: 7,2 milhões com Jeffren, 4,5 milhões com Labyad e 1,1 milhões com os restantes oito jogadores, entre eles Rinaudo, Diogo Salomão e Nuno Reis.

Mas por partes.

Antes de mais convém referir que das dez saídas durante o mercado de janeiro, apenas duas foram em definitivo (Jeffren para o Valladolid e Alexandre Guedes para o Reus), sendo que mais duas delas foram por empréstimo com opção de compra (Rinaudo para o Catania e Nuno Reis para o Cercle Brugge).

No caso de Rinaudo, o empréstimo é válido até junho de 2014 e a opção de compra do passe é de 5 milhões de euros. O Sporting manterá 35 por cento de uma mais valia e tem direito de preferência para recuperar o jogador, caso o Catania o coloque no mercado.

Já Nuno Reis foi também emprestado até junho de 2014, tem uma cláusula de opção de compra de 500 mil euros, o Sporting ficará com 50 por cento de uma mais valia em caso de venda e tem também direito de preferência de recuperação do jogador.

Alexandre Guedes, jovem ponta de lança da equipa B e das seleções jovens, saiu em definitivo para o Reus, mas o Sporting manteve 40 por cento de uma futura mais valia e direito de preferência quando o jogador for colocado no mercado, enquanto tiver contrato com o Reus.

Estes quatro jogadores, de resto, ficaram todos blindados com uma cláusula de salvaguarda que estabelece que no caso de uma transferência para FC Porto ou Benfica, o Sporting terá de ser ressarcido em 15 milhões de euros. Esta cláusula de salvaguarda é válida para Jeffrén até junho de 2018, para Rinaudo até dezembro de 2018, para Nuno Reis até dezembro de 2019 e para Alexandre Guedes até junho de 2019.

Recorde-se que Alexandre Guedes, que estava em final de contrato com o Sporting, chegou a ser notícia devido a uma susposta cobiça do Benfica, interesse esse que a ser verdade fica desta forma comprometido.

As restantes saídas de jogadores do Sporting em janeiro foram todas cedências simples, sendo que Cissé (Arouca), Diogo Salomão (Corunha), Betinho (V. Setúbal), João Mário (V. Setúbal) e Tobias Figueiredo (Reus) foram cedidos por meio ano, enquanto Labyad foi emprestado ao Vitesse por ano e meio. Nenhum deles tem cláusula de venda do passe.