As autoridades brasileiras e argentinas lançaram esta quarta-feira uma campanha de paz, envolvendo atletas, para evitar novos confrontos entre adeptos durante os Jogos Olímpicos de 2016, que decorrem no Rio de Janeiro.

«Estamos aqui para lançar uma campanha durante os Jogos Olímpicos para brasileiro abraçar argentino e argentino abraçar brasileiro», disse aos jornalistas o secretário nacional de Desporto de Alto Rendimento do Ministério do Desporto, Luiz Lima.

«Fomos sempre rivais, mas nunca inimigos. Queremos que os desportistas joguem e que os adeptos torçam, sem confrontos de qualquer tipo, sem agressões verbais nem físicas", disse o secretário de Desportos, Educação Física e Recreação da Argentina, Carlos Javier Mac Allister.

Recorde-se que na segunda-feira, no encontro de ténis entre o português João Sousa, apoiado pelos brasileiros, e o argentino Juan Martin Del Potro, dois adeptos envolveram-se em confrontos físicos, obrigando as forças de segurança a intervir e a partida a ser interrompida.