Michael Phelps está de volta às grandes provas. O atleta mais condecorado da história olímpica garantiu a quinta presença em Jogos Olímpicos ao assegurar a participação no Rio de Janeiro e vai tornar-se o nadador norte-americano masculino com mais participações no maior evento desportivo mundial.

Michael Phelps, que esta quinta-feira completa 31 anos, tem 22 medalhas olímpicas, 18 das quais de ouro, venceu em Omaha a final dos 200 metros mariposa, durante o torneio pré-olímpico de natação dos Estados Unidos. Nadou em 1.54,84 minutos, conseguindo a sexta melhor marca do ano.

«Conseguir uma vaga para os Jogos Olímpicos era o mais importante para mim. Estou há muito tempo na natação e para mim é muito importante para mim», disse o nadador, que depois dos Jogos Olímpicos Londres 2012 anunciou o abandono da competição.

O nadador acabou por regressar em 2014, mas foi suspenso pouco depois por seis meses pela federação de natação dos Estados Unidos, depois de ter sido detido por conduzir sob o efeito do álcool, o que o impediu de participar nos Mundiais de 2015.

Michael Phelps estreou-se nos Jogos Olímpicos em Sydney, no ano 2000, não tendo conquistado qualquer medalha. Quatro anos depois, em Atenas, conquistou seis ouros e dois bronzes, em Pequim2008 arrecadou oito medalhas de ouro e nos últimos Jogos, em Londres, conquistou quatro ouros e duas pratas.