* Enviado-especial do Maisfutebol aos Jogos Olímpicos
Siga o autor no Twitter


Portugal garantiu a qualificação para os quartos de final do Torneio Olímpico de futebol. Na vitória contra as Honduras, o melhor em campo para o Maisfutebol foi Tomás Podstawski.

O médio do FC Porto exprime-se fora do campo com a mesma serenidade com que o faz na posição-6. Sereno, simpático, Tomás escolhe bem as palavras de um discurso distinto.

«Foi um jogo sofrido, intenso. Tivemos muitas ocasiões, fomos superiores e devíamos ter feito mais golos», considera o internacional português, disposto a falar também sobre a experiência na Aldeia Olímpica.

«Gostámos muito. Estar com tantos atletas de outros países. É giro».

Tomás conseguiu tirar fotos com Pau Gasol, Rafa Nadal e Gael Monfils, e ainda levou uma lição de ciclismo.

«Falámos com o Rui Costa, da experiência dele e o décimo lugar dele no ciclismo. Deu-me lição sobre ciclismo até, falou-me de pormenores interessantes sobre a bicicleta e as provas».

«São os melhores atletas do mundo», resume. «Há muitas histórias para contar. Algumas são mais íntimas e só se contam aos amigos».

«É muito bom estar nos espaços de convívio. Playstation, ténis de mesa, snooker. Tudo isso ajuda a atenuar a intensidade das provas», concretiza Tomás Podstawski, 21 anos e um dos indiscutíveis de Rui Jorge.