Hélder Guedes está muito próximo de somar o centésimo jogo com a camisola do Rio Ave, depois de três temporadas no emblema de Vila do Conde. O Maisfutebol falou com o ponta-de-lança que se mostrou muito feliz por «ficar na história do clube».

«É um momento muito especial para mim, porque é o reconhecimento que fico na história do clube. É uma meta muito boa», começou por dizer Guedes. O avançado de 30 anos está a realizar a melhor temporada da carreira, e já leva 11 golos em todas as competições.

As três temporadas de Guedes no Rio Ave:

2015/16: 33 jogos, 9 golos

2016/17: 35 jogos, 8 golos

2017/18: 31 jogos, 11 golos (época ainda a decorrer)

O avançado formado em Penafiel admite ter dificuldades em «escolher um melhor momento»: «Tenho muitos, mas no meu primeiro jogo fiz um golo e nessa temporada conseguimos atingir a melhor classificação de sempre do clube, e fomos à Liga Europa.»

«Este ano também tive um momento muito especial. Eliminámos o Benfica da Taça de Portugal com um golo meu. Nunca lhes tinha marcado, foi muito bom. Tenho mais momentos, mas se calhar esses dois foram os que mais me marcaram pessoalmente», adicionou.

Reveja o jogo de estreia pelo Rio Ave, em que saiu do banco para salvar um ponto:

O português chegou a Vila do Conde depois de nove temporadas no Estádio 25 de Abril, ao serviço do Penafiel. Desde então que tem conquistado o seu lugar, e nunca fez uma temporada com menos de 30 jogos, apesar de ter disputado o lugar com jogadores como Hassan, Hélder Postiga, Yazalde e Gonçalo Paciência.

Guedes estreou-se nas competições europeias no play-off da Liga Europa na temporada de 2016/17. O português foi substituto utilizado no empate em Praga, contra o Slavia. O Rio Ave foi eliminado e não chegou a disputar a fase de grupos da competição.

Fórmula do sucesso na melhor temporada da carreira? «São muitos fatores: a ideia de jogo do treinador que tem dado resultado, os meus colegas que têm muita qualidade e a minha experiência que ajuda um pouco também.»

Guedes pode somar o 100.º jogo no clube já na próxima segunda-feira frente ao Tondela, no Estádio dos Arcos. O Rio Ave segue no 5.º posto, lugar que pode dar acesso à Europa mediante o vencedor da Taça de Portugal, com 43 pontos, os mesmos que o Marítimo, que segue na perseguição.