A Polícia Federal do Brasil anunciou esta quinta-feira a prisão de dez suspeitos de planearem atos terroristas no país, quinze dias antes da abertura dos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro, noticia o jornal Folha de São Paulo.

O serviço de Inteligência do governo brasileiro terá identificado um grupo cooptado por fações extremistas através da internet e os suspeitos foram detidos no âmbito de uma operação sobre a qual falará o ministro da Justiça, Alexandre Moraes, que convocou uma conferência de imprensa para Brasília para o efeito. «Existem doze mandatos de prisão. Dez estão presos e outros dois estão rastreados e aguardamos a prisão deles», afirmou o ministro da Justiça, em Brasília.

Nas últimas semanas, o presidente interino, Michel Temer, divulgou declarações em vídeo para tranquilizar turistas e atletas em relação à segurança do evento desportivo que começa no dia 5 de agosto.

Além do presidente, o próprio ministro da Justiça também reiterou em diversas oportunidades que o país está preparado e que existe um pequeno risco de atentados serem organizados no Brasil.

No entanto, informações divulgadas esta quinta-feira pelo jornal Estadão indicam que o Estado Islâmico e outros grupos jihadistas têm incitado os seus seguidores a atuar como «lobos solitários» e a realizarem ataques terroristas durante os Jogos Olímpicos do Rio.