Robert Pires, veterano luso-francês, quer disputar mais uma época ao mais alto nível desportivo, para depois se retirar do futebol profissional. Com o futuro incerto e em fim de contrato com o Aston Villa, a continuidade em Inglaterra, um regresso a França ou uma aventura no continente americano junto ao compatriota Thierry Henry são hipóteses válidas.

«Estou em final de carreira. Acabei de terminar a minha 19ª temporada. O objectivo é fazer uma vintena para terminar a ronda», revelou o futebolista ao «LÉquipe». Aos 37 anos, Pires está em fim de contrato com o emblema inglês, mas gostava de renovar por mais um ano. O jogador diz estar «bem fisicamente» e com capacidade «de dar o melhor» ao serviço do clube.

Os oito meses passados no Villa Park deixaram um amargo de boca pela pouca utilização. Memo assim, o jogador, que atingiu o ponto mais alto da carreira ao serviço do Arsenal, considera que a época «não foi um fracasso», mas levou-o a ponderar sobre a permanência no futebol. «Realmente pensei em desistir do futebol depois do jogo no Emirates Stadium, há duas semanas. Gostava de ter jogado os últimos dez minutos para me despedir do meu público. Infelizmente, não foi o caso», confessou.

Apesar da desilusão, Pires vê abrir-se novas portas: uma para os Estados Unidos, nos New York Red Bulls, e outra para França. «Uma última época com o Thierry? Não vou dizer que é impossível, mas não depende só de mim», disse, sem fechar a porta a um clube francês «desde que seja ambicioso e jogue uma competição europeia». Se não chegar a acordo com um clube até ao Verão, o luso-francês já tem uma solução: «Se não acertar nada até Agosto, é simples: anuncio a retirada do futebol.»