O médio Rodolfo (ex-Académica de Coimbra), vai representar o Clermont-Ferrand, da II divisão francesa, depois de ter sido referenciado por responsáveis do clube nos jogos cumpridos em França pela equipa do Sindicato de Jogadores, composta por futebolistas actualmente sem clube.
Rodolfo, de 28 anos, afirmou-se no futebol português no Estrela da Amadora, teve o ponto mais alto da carreira com uma passagem pelo F.C. Porto em 2000/01, e representou depois o Varzim, o Beira Mar e a Académica, antes de se encontrar na situação de desempregado. O jogador, que foi internacional pelas selecções jovens, pode agora relançar a carreira no escalão secundário do futebol francês, categoria para onde o Clermont Ferrand foi repescado este defeso.
Entretanto, Rodolfo não é o único jogador português nestas circunstâncias: também o defesa central Nuno Mendes, ex-U. Leiria e Santa Clara, chegou a acordo com o Plymouth Argyle, que actua na League Championship, escalão secundário do futebol inglês. Aos 29 anos, Nuno Mendes, que também já representou o U. Leiria, torna-se assim o sexto reforço do Argyle nesta pré-temporada.