O tenista norte-americano Andre Agassi constituiu a grande surpresa no segundo dia de Roland Garros ao ser eliminado esta terça-feira, na primeira ronda do torneio. Mas o sexto cabeça-de-série do quadro estabeleceu um recorde de presenças em provas do Grand Slam. O campeão de 1999 foi batido pelo «qualifier» finlandês Jarko Nieminem, pelos parciais de 7-5, 4-6, 6-7 (6-8), 6-1 e 6-0.
O tenista mais velho em prova, de 35 anos, foi afectado por um nervo inflamado nas costas mas, mesmo assim, não pediu assistência durante o encontro e pouco correu na luta pelos pontos no último «set».
O brasileiro Gustavo Kuerten e o espanhol Albert Costa também se destacaram pela negativa, já que também caíram na primeira ronda do mais importante torneio em terra batida.
Para a segunda ronda, estão já qualificados o norte-americano Andy Roddick, o russo Marat Safin, o argentino Guillermo Coria e o espanhol Juan Carlos Ferrero, entre outros.
No quadro feminino não houve surpresas de maior. A russa Maria Sharapova venceu a sua compatriota Evgenia Linetskava pelos parciais de 6-2 e 6-4. A francesa Amélie Mauresmo, segunda favorita, teve uma vitória fácil sobre a australiana Evie Dominikovic, por 6-2 e 6-1, e a belga Justine Henin-Hardenne precisou de mais de duas horas para vencer a espanhola Conchita Martinez, por 6-0, 4-6 e 6-4.