Primeiro dia de concentração da Seleção Nacional tendo em visto o duplo confronto com a Suécia e muita coisa para contar dos dois lados da barricada. O diário do play-off começa numa iniciativa de uma marca de desporto e termina numa gala de futebol.

Mas invertamos os assuntos cronologicamente, iniciando o relato pelo que aconteceu mais tarde e, já agora, pelo que aconteceu na Suécia. Isto porque Zlatan Ibrahimovic foi eleito pela oitava vez como melhor jogador do seu país, durante a gala anual do futebol sueco. O jogador agradeceu aos seus colegas da seleção e também aos do Paris Saint-Germain, para além de dar umas palavras aos adeptos.

O evento foi transmitido em direto na TV4 para todo o país e serviu de momento de união à volta dos jogadores da seleção sueca, que marcaram presença em peso na gala. O prémio entregue a Zlatan é dinamizado por um dos principais jornais do país, o Aftonbladet. Curiosamente, um outro periódico sueco, o Expressen, fez uma sondagem entre os seus leitores para que escolhessem o melhor jogador do mundo e a vitória foi para Cristiano Ronaldo



No final da gala, em conferência de imprensa, Ibrahimovic respondeu às questões dos media, sempre em ambiente de festa. «Quanto mais ganho mais difícil fica para os que tentarem bater este recorde. É incrível, uma prova de que as coisas têm corrido bem e um incentivo para continuar a melhorar», disse o avançado, considerando que o seu rival é ele próprio e por isso tenta sempre fazer melhor do que o ano anterior.

A estrela do Paris Saint-Germain confessou o que sentiu quando foi anunciado o seu nome: «Senti-me um pouco nervoso quando ouvi todos aqueles aplausos e quando me dirigia para o palco. Senti uma espécie de arrepio no corpo e tentei caminhar com orgulho para não tropeçar», gracejou. Zlatan não falou do jogo com Portugal.

Este prémio foi conhecido no mesmo dia em que os serviços de correio da Suécia anunciaram que vão vender selos com a imagem da maior figura da seleção sueca de futebol. Os cinco selos do internacional sueco serão lançados dia 27 de março de 2014.

Já se sabe que o dia dos suecos acabam com grande animação, mas começou com notícias menos animadores. O selecionador Erik Hamrén falou do estado físico de Ibrahimovic, que recupera de uma pequena lesão, e ficou a saber-se, também que a Suécia fica em Estocolmo para não ser espiada

Bem mais tranquilo foi o dia da seleção portuguesa. Alguns jogadores participaram num evento de uma marca desportiva durante a manhã para apresentarem as suas novas bostas e já foram dando algumas opiniões sobre os jogos do play-off, como aconteceu com João Moutinho e Nani.


A chegada a Óbidos e o primeiro treino aconteceram à tarde, ainda com Cristiano Ronaldo a gerir o cansaço . Uma última nota para Luís Figo , que veio dar força à equipa, avisou que vai ser preciso sofrer, mas espera que Portugal esteja no Brasil.