O futebolista Cristiano Ronaldo e o ciclista Rui Costa vão voltar a defrontar-se na final do «Prémio Atleta Masculino do Ano» que integra ainda os canoístas Fernando Pimenta e Emanuel Silva e o tenista João Sousa.

A Confederação do Desporto de Portugal (CDP) revelou hoje os finalistas das cinco categorias dos prémios para os melhores desportistas do ano da época 2012-2013, cujos vencedores serão conhecidos numa gala no Casino do Estoril no próximo dia 15 de novembro.

A escolha dos vencedores nas cinco categorias - «treinador do ano», «jovem promessa do ano», «equipa do ano», «atleta masculino do ano» e «atleta feminino do ano» - será encontrada através de uma ponderação entre a votação do público (60 por cento), disponível no site GALACDP.SAPO.PT, e a escolha do público presente na gala (40 por cento).

Numa sessão realizada no Museu do Desporto, em Lisboa, a CDP justificou a escolha dos finalistas com os resultados de cada um dos nomeados, como Cristiano Ronaldo, terceiro jogador mais internacional de sempre e semifinalista do Euro2012, João Sousa, vencedor do torneio da Malásia e primeiro português a vencer uma competição da ATP, Rui Costa, campeão do mundo de estrada, vencedor da Volta à Suíça e de duas etapas da Volta à França, Emanuel Silva, campeão mundial de K2 500 metros e vice-campeão olímpico em k2 100 metros, e ainda Fernando Pimenta, campeão mundial universitário de k1 500 metros.

Na edição relativa ao ano 2011-2012, o ciclista Rui Costa superou Cristiano Ronaldo na votação final.

Quanto ao «Prémio Atleta Feminino do Ano», as nomeadas são a canoísta Joana Vasconcelos, vice-campeã da K1 200 metros sub23, a atleta Sara Moreira, atual campeã da Europa de 3000 metros em pista coberta e 13 vezes campeã nacional, a judoca Telma Monteiro, medalha de bronze no europeu de séniores, Maria Fernandes, que conquistou o bronze no mundial de atletismo para pessoas com deficiência, e Fu Yu, que também conquistou a primeira medalha (bronze) em europeu femininos de ténis de mesa.

Os designados para o «Prémio Jovem Promessa do Ano» são o ex-futebolista do Sporting Bruma (atualmente no Galatasaray), o canoísta Diogo Lopes, campeão da Europa e vice-campeão do mundo em k1 200 metros, Diana Torres, nadadora deficiente e vice-campeão da Europa de 200 metros costas, o tenista Frederico Silva, 741 do ranking ATP, e ainda a surfista Teresa Bonvalot, que venceu a segunda e a quarta etapas do Liga Moche feminina de 2013.

Para o «Prémio Equipa do Ano» foram nomeados o par misto de ginástica acrobática Gonçalo Roque e Leonor Oliveira, a equipa de atletismo do Sport Lisboa e Benfica, a dupla de canoístas Emanuel Silva e João Ribeiro, a seleção nacional sénior de corfebol e ainda a seleção nacional de futebol masculina de sub 19, que chegou este ano às meias finais di Europeu.

O «Prémio Treinador do Ano» terá como finalistas Ryszard Hoppe (canoagem), José Poeira (ciclismo), José Pereira (Desporto para pessoas com deficiência/natação), Pedro Felner (ténis) e Álvaro Marinho (vela).

Na apresentação dos nomeados, o presidente do Instituto Português do Desporto e da Juventude (IPDJ) enalteceu a iniciativa da Confederação do Desporto de Portugal, afirmando que tem «um impacto muito forte no desenvolvimento das próprias modalidades».