Ronaldo Nazário de Lima, o «Fenómeno», um dos melhores jogadores do futebol mundial nas últimas duas décadas, será comentador da TV Globo durante a Confederações, prova que se realizará entre 15 e 30 de junho e que servirá de ensaio-geral para o Mundial-2014 (evento durante o qual também vai comentar jogos para a Globo.

Em entrevista ao «Esporte Espetacular», da Globo, servindo de aperitivo para os comentários, Ronaldo falou dos principais assuntos que dominam o futebol brasileiro neste momento.

Sobre Felipão, Ronaldo elogiou as qualidades de Scolari, com quem festejou o título de 2002, mas considerou «precipitada» a demissão de Mano Menezes: «Foi precipitada a mudança. O Mano estava conseguindo resultados positivos. Mesmo assim, as mudanças sempre trazem bons resultados. O Felipão vai ter o time na mão e aposto em seu sucesso na Copa do Mundo», analisou Ronaldo.

Quanto a Neymar, Ronaldo revela que gostaria de o ver já na Europa:«O Neymar é, sem dúvida, é um excelente jogador. Vai ser um dos melhores do mundo quando decidir ir para a Europa. É muito talentoso para se limitar apenas ao Brasil. Ele teve propostas de vários clubes, mas renovou com o Santos. Teria sido o ideal ele ter ido para se adaptar ao futebol europeu. Ele iria amadurecer. Seria o melhor momento para se adaptar ao futebol europeu e chegar à Copa com mais experiência, mais bagagem para conduzir o time».

Mas além do craque santista, Ronaldo tem uma grande aposta: Fred, atual camisa 9 do escrete. «O Fred é uma garantia de goleador, de referência no ataque. Mas precisamos ter uma segurança maior no conjunto. Do meio para trás, a Seleção está bem servida. Temos que posicionar melhor o ataque. Ter um jogador que se entrose bem com o Neymar. Acho que ele será a nossa referência na Copa do Mundo».