Ronaldo vai pedir a dupla nacionalidade hispano-brasileira. O «Fenómeno» acedeu a uma proposta do Real Madrid, segundo o jornal Marca, numa sugestão que permite ao clube libertar mais um lugar de extra-comunitário. Ronaldo segue os passos de Roberto Carlos, que já iniciou o processo.
O lateral-esquerdo deverá ter o estatuto entre Fevereiro e Março de 2005, segundo o jornal Marca. E tem todo o interesse em consegui-lo, porque no seu processo de renovação com o Real Madrid terá ficado estipulada uma cláusula segundo a qual se Roberto Carlos não conseguir o passaporte comunitário no decorrer da presente temporada receberá menos um milhão de euros.
Quanto a Ronaldo, a decisão surgiu depois de uma reunião entre o presidente do Real, Florentino Perez, e os representantes do jogador. O processo deve estar concluído na época 2005/06, ao abrigo de nova legislação em Espanha, que permite atribuir o estatuto a quem resida no país há dois anos, contra os cinco estipulados antes.
Também o argentino Samuel poderá desencadear o pedido, o que permitiria ao Real Madrid encarar o mercado com maior liberdade, já que estes são os três jogadores que preenchem as vagas de extra-comunitários.