O jornal brasileiro Jogada juntou dois irmãos que procuram um lugar ao sol no futebol europeu. Ronny (Sporting) e Raffael (Hertha de Berlim) não tiveram oportunidades para singrar no Ceará mas conquistaram o seu espaço do outro lado do Atlântico. O defesa leonino não esquece alguns jogos da Liga dos Campeões.
Na época 2007/08, Ronny concretizou o sonho de defrontar grandes estrelas do futebol europeu. «Emocionei-me quando soube quais seria os nossos adversários: Manchester United, AS Roma e Bayern de Munique. Pensei: caramba, estava habituado a ver esses jogadores na televisão e agora vou jogar contra eles», recorda.
«Quando fomos jogar com o Manchester United, saiu um trabalho num jornal dizendo que ele ia passar por cima de mim mas, graças a Deus, acho que joguei muito bem. As pessoas desse jornal, depois, elogiaram-me bastante», diz Ronny, entre sorrisos.
O jogador do Sporting lamenta a falta de oportunidades no futebol cearense: «Não queria falar de nenhum clube da zona do Ceará, porque nenhum deles deu muitas oportunidades para mim e para o meu irmão. Mas se for para jogar aqui, prefiro o Fortaleza. Os clubes daqui não valorizam a formação. Existem muitos jogadores que começaram aqui e morreram no futebol cearense.»
Caetano, pai dos dois jogadores, congratula-se com a carreira de Ronny e Raffael, revelando um desejo compreensível: «O meu sonho seria que eles chegasse à Selecção. Seria um milagre de Deus, porque hoje no Brasil existem muitos jogadores bons», afirma o progenitor.