A Inglaterra defronta este domingo a Itália num dos jogos mais equilibrados do Euro 2012. O selecionador Roy Hodgson sabe que vai ser equilibrado, imagina que um detalhe pode definir o vencedor e por isso admite abertamente que tem treinado a marcação de penalties nos treinos.

«Toda a gente treinou penalties», revelou o treinador inglês em conferência de imprensa. «Mas temo-lo feito de uma forma muito profissional e não com uma mentalidade de golfe em que se pega num balde de bolas e atiramo-las para a baliza, lembrando depois apenas os remates bons.»

Hodgson não exclui portanto que a passagem às meias-finais possa definir-se nos penalties. «A prática regular é importante e temos treinado a marcação de grandes penalidades no fim dos treinos. Temos tornado claro para os jogadores que é importante treinar como se estivessem no jogo.»

O selecionador inglês, de resto, discordou dos responsáveis italianos quando estes consideraram que a Inglaterra é favorita a vencer a eliminatória, mas acrescentou que ninguém na seleção inglesa vai esconder-se. «É muito italiano atirar o favoritismo para cima dos outros. Nós queremos ganhar.»

«Tal como nós, os italianos são muito disciplinados e gostam da organização no seu futebol. Eles são muito profissionais na sua abordagem ao jogo Nós aceitamos que é preciso fazer sacrifícios na vida privada e profissional. Os ingleses também são organizados e profissionais como os italianos.»