Tiquinho Soares custou 5,3 milhões ao FC Porto, que divulgou o Relatório e Contas da SAD à CMVM.

O avançado transferiu-se do Vitória de Guimarães em janeiro deste ano e assinou um contrato até 2021. 

No que toca a vendas, Rúben Neves saiu por 16 milhões de euros. Esta é a primeira vez que o FC Porto comunica oficialmente o valor da transferência do internacional sub-21 português para o Wolverhampton.

A mudança de Rúben Neves para Inglaterra gerou uma mais-valia de 12,5 milhões, enquanto a transferência de André Silva gerou 27,8.

A saída do avançado para o Milan fez-se a troco de 38 milhões de euros, mas como explica o FC Porto no comunicado, a mais-valia é de 27,859 milhões de euros, após dedução do valor global de 10.1 milhões «relativo a: (i) efeito de atualização financeira das contas a receber a médio prazo originadas por estas transações; (ii) responsabilidades com o mecanismo de solidariedade, (iii) proporção do valor de venda do passe detida por terceiros (10%); (iv) valores a pagar ao jogador a título de prémio contratualizado por transferência para outro clube; (v) custos com serviços de intermediação prestados pela Gestifute - Gestão de Carreiras de Profissionais Desportivos, S.A.; e (vi) valor líquido contabilístico do passe à data da alienação».

Os motivos que levaram à dedução de 3,490 milhões de euros na transferência de Rúben Neves são semelhantes, com a SAD azul e branca a referir o «(i) efeito de atualização financeira das contas a receber a médio prazo originadas por estas transações; (ii) proporção do valor de venda do passe detida por terceiros (5%); (iii) custos com serviços de intermediação prestados pela Gestifute - Gestão de Carreiras de Profissionais Desportivos, S.A.; e (iv) valor líquido contabilístico do passe à data da alienação».