E, de repente, David Luiz passou a ser o defesa mais caro da história do futebol. Nunca um clube pagou tanto por um elemento do setor recuado como o PSG terá que desembolsar ao Chelsea, para adquirir os serviços do «zagueiro» do escrete.

Depois de ter Thiago Silva, carismático capitão da equipa de Scolari, como referência na defesa, o campeão francês passa, agora, a ter mesmo a dupla de centrais da seleção brasileira, depois de fechar negócio que envolverá quase 50 milhões de euros.

David Luiz, 27 anos, revelado na Europa pelo Benfica em 2006/2007, não se afirmou logo como central de topo a nível mundial. Mas ao fim de alguns meses na Luz percebeu-se que poderíamos estar perante um dos melhores defesas que passaram pelo futebol português e, até, pelo futebol europeu, nos últimos anos.

Excelente posicionamento, jogo aéreo de qualidade, central «posicional», sem ser excessivamente faltoso, David Luiz terá sido o melhor jogador do Benfica campeão 2009/2010 (49 partidas em 51 oficiais da época, só falhou um jogo da Liga Europa, por castigo, e outro do campeonato).

O nível elevado na Luz abriu-lhe as portas da seleção principal brasileira, depois de já ter sido elemento destacado do Brasil no mundial de sub-20, em 2007 (titular nos dois primeiros dois jogos, expulso por cotovelada na partida com a Coreia do Sul, falhando o resto da competição realizada na Canadá).

A entrada no escrete principal deu-se em 2010, no seguimento da grande época no Benfica, pela mão de Mano Menezes, que desde o início o convocou. A dupla (hoje absolutamente incontestada) David Luiz/Thiago Silva ganhava forma: será, certamente, a aposta de Scolari para o Mundial-2014 (Felipão até apostou em David como seu primeiro capitão no jogo de estreia na segunda passagem como selecionador,frente à Inglaterra, em fevereiro de 2013) e, tudo indica, passará a ser também a aposta de Laurent Blanc para 14/15.

Destinado ao PSG

Há uma espécie de «destino parisiense» no percurso de David Luiz. Ou não tivesse sido a sua estreia no futebol europeu... precisamente no Parque dos Príncipes, diante do agora seu PSG, ao serviço do Benfica, em 2007.

Sete anos depois, David Luiz regressa a Paris, mas agora como o «novo príncipe do parque», para vestir a camisola de um PSG campeão francês e com crescentes ambições europeias, aumentadas com o (muito) dinheiro do seu dono, Nasser Al-Khelaifi, homem de negócios do Qatar, que já gastou perto de 400 milhões de euros em três anos e meio à frente do clube parisiense.

Nem a multa de 60 milhões de euros imposta pela UEFA por violação do «fair play financeiro» inibiu esta operação milionária. Allez David Luiz,
allez!

Um sonho azul no Chelsea

Ainda no Benfica, David começou a despertar cobiça de grandes da Europa. Falou-se, desde aí, de um suposto interesse do Barcelona, ideia que se manteve nos últimos anos e foi especialmente reforçada nos últimos meses.

Mas seria o Chelsea o destino do central brasileiro, depois de quatro anos de felicidade na Luz, numa transferência que rendeu ao Benfica 25 milhões de euros e ainda o passe de Matic (que, curiosamente, viria a ser transferido para o mesmo Chelsea, em janeiro passado...)

Em Stamford Bridge, David Luiz viveu um autêntico sonho azul: mesmo em fases de alguma conturbação interna dos «Blues», a verdade é que, entre 2011 e este mês de maio de 2014, o brasileiro festejou a conquista de uma Champions (final em Munique, perante o Bayern, resolvida nos penáltis, um deles cobrado por David Luiz), uma Liga Europa (sim, na final da época passada frente ao Benfica, triunfo 2-1 dos Blues) e atingiu uma meia-final da Champions (eliminado pelo At. Madrid, depois de levar a melhor frente ao PSG, nos quartos).

Benitez, primeiro, e Mourinho, mais tarde, aproveitaram a cultura tática do brasileiro e chegaram a utilizar David Luiz no meio-campo defensivo, mas é no eixo da defesa que o agora «parisiense» se sente melhor.

O acordo perfeito?

Que David Luiz é um dos melhores centrais brasileiros e um dos melhores defesa do futebol internacional, parece pacífico.

Mas... valerá ele quase 50 milhões de euros, montante que o torna, de longe, o defesa mais caro da história do futebol, bem acima dos 44 milhões que o PSG pagou ao AC Milan po r Thiago Silva (até agora a aquisição mais cara de sempre de um defesa?)

Certo, certo é que o «Valderraminha» (alcunha que lhe deram no Brasil pelas óbvias parecenças capilares com o antigo internacional colombiano...) chegou bem mais longe do que nas «categorias de base» do São Paulo achavam: nos infantis do Morumbi, David foi dispensado por ser considerado «muito baixo para zagueiro».

O menino cresceu, evoluiu imenso do ponto de vista tático, passou a despertar interesse dos maiores e mais ricos da Europa.

O City terá estado na jogada, o namoro do Barça terá durado, mas foi o PSG a ganhar a corrida, com valores astronómicos.

A vontade do jogador ter o seu futuro definido ainda antes de começar a Copa terá acelerado o processo negocial entre PSG, Chelsea e o próprio David Luiz, num negócio tripartido que o jornal desportivo francês «L’Équipe» rotulou de «acordo perfeito».

Na hora do adeus a Stamford Brigde, depois de 143 jogos oficiais e 12 golos marcados ao serviço dos Blues, David Luiz escreveu: «Obrigado Chelsea pelos três anos e meio de uma grande parceria! Ganhei amigos, jogos e títulos que ficarão sempre na memória. Agradeço funcionários, atletas e torcedores! Geezers! Sem vocês esta história não seria possível! Saio triste pelos amigos que ficam mas feliz por estar a caminho de outro grande clube europeu e chegando em uma cidade que sempre me encantou! Nova etapa, novos desafios, e a certeza que juntos chegaremos ainda mais longe! Allez Paris».

A partir de 10 de junho, na reabertura do mercado francês, David Luiz passa oficialmente a ser jogador do PSG.

Um jovem português a tratar da imagem do craque

Hugo Pais é um jovem designer português, de apenas 19 anos. Desde fevereiro, tem desenvolvido vários trabalhos para as redes sociais, promovendo a imagem do agora reforço milionário do PSG.

Como é que surgiu a oportunidade? «Contatei o David Luiz via email e surgiu a oportunidade de ir a Inglaterra ver um jogo do Chelsea e então acabámos por criar uma boa ligação (eu, o gestor de conteúdos do David e o próprio David). Apesar de ter desenvolvido o site do David (que ainda não foi lançado ao público), a imagem para o Mundial- 2014 é uma campanha de redes sociais e não está relacionada com a página de web dele», explica Hugo Pais, ao «Mundo Brasil» da Maisfutebol Total.

«O conceito do projeto», revela o jovem designer português, natural de Gaia, «foi juntar o Brasil numa só imagem. Então decidi colocar vários símbolos de várias zonas do Brasil e colocá-los dentro do Estádio Maracanã. Assim surge o conceito "O Brasil Está em Campo"».

A imagem foi notícia em vários jornais desportivos do Brasil e passou em direto na Globo, o canal televisivo mais visto do Brasil. O site francês «Onlyfootball.fr» considerou Hugo Pais «Le Golden Boy du design» («o rapaz dourado do design»).

Pode consultar os trabalhos de Hugo Pais sobre a imagem de David Luiz no facebook oficial do jogador e no facebook do designer português.

Há um novo príncipe no parque do PSG: é brasileiro, já passou pelo Benfica, brilhou no Chelsea e pode ser ainda mais feliz na Copa do seu país. O momento é de David Luiz, mais uma estrela brasileira a brilhar no Parque dos Príncipes, em Paris.

B.I.
DAVID LUIZ
David Luiz Moreira Marinho
Idade: 27 anos
Data de nascimento: 22 de abril de 1987

Naturalidade: Diadema, São Paulo, Brasil
Altura: 1, 88 metros
Peso: 83 quilos

PERCURSO COMO JOGADOR
Posição:
Defesa-central
Percurso: São Paulo (1999/2001), Vitória (2001/2006), Benfica (2006/2011), Chelsea (2011/2014), PSG (2014)
Principais títulos: Taça das Confederações 2013, Liga dos Campeões 2012, Liga Europa 2013, Liga portuguesa 2010, 3 Taças da Liga (2008, 2009, 2010), Taça de Inglaterra (2012), dois estaduais baianos (2005, 07)


«Mundo Brasil» é uma rubrica que conta histórias das experiências de jogadores e treinadores brasileiros que atuam ou já atuaram em campeonatos espalhados pelo globo