No Sp. Braga de Sérgio Conceição, o jovem médio brasileiro, baiano mas produto das camadas jovens do Vasco da Gama, tem feito dupla de luxo com Pedro Tiba, nos dois médios de contenção que aliam zona de tampão para intenções ofensivas dos adversários com capacidade de começarem a construir o jogo ofensivo da equipa, como voltou a acontecer na goleada histórica (1-6) em Penafiel.

Já tinha estado para rumar a Braga no ano passado, depois de ter sido, com 17 anos, revelação do Torneio de Toulon, em altura em que se destacava nos sub-20 do Vasco. 

Acabaria por consumar transferência para o Minho em julho passado, num contrato de cinco épocas que tem cláusula de rescisão prevista de 40 milhões de euros.

Melhor que Casemiro?

Álvaro Costa, radialista e comentador de futebol, aponta ao «Mundo Brasil» da Maisfutebol Total: «Não tenho dúvidas em dizer que Danilo é um dos melhores jovens desta Liga..E não creio que fique em Braga muito tempo.»

O comunicador analisa as características gerais de Danilo como jogador: «Muito inteligente, dinâmico e evoluido taticamente. Com Sérgio Conceição está a adquirir maior agressividade. Para lá de tudo isto, acrescento uma elevada margem de progressão».

Adepto confesso do FC Porto, Álvaro Costa deixa escapar: «Vejo Danilo no FC Porto em muito pouco tempo. Não creio que o Casemiro fique mais do que esta epoca...»

Destinado a um grande, sim. E talvez da Europa, até

Na mesma linha, Miguel Lourenço Pereira, analista de futebol internacional, comenta ao «Mundo Brasil» da Maisfutebol Total: «O Danilo foi um dos grandes achados desta temporada, um futebolista com uma projeção impressionante que demonstra que há muito bom trabalho de prospeção e análise fora dos grandes de Portugal. O Braga que, não nos podemos esquecer, tem uma excelente formação, soube mesmo assim pescar no Vasco um jogador que tem tudo para ser um futebolista de equipas grandes da Europa. Faz parte de um lote de grandes jovens jogadores da liga, sem dúvida».

«É um jogador que entende bem a relação entre a bola e o espaço», define Lourenço Pereira, sempre em tom muito elogioso para com o jovem médio brasileiro. «Tem bom toque, sabe mexer bem o jogo e ao mesmo tempo movimenta-se bem nos espaços para procurar sempre a melhor posição para dar seguimento à jogada».

No projeto olímpico de Alexandre Gallo

Danilo tem já, nos seus 18 anos, vasta experiência nas seleções jovens do Brasil: participou no Campeonato Sul-Americano de sub-15, em 2011; no Mundial de sub-17 em 2013 e esteve na convocatória para o Sul-Americano de sub-20 que se realizará no Uruguai (acabou por sair à última hora dessa lista). 

Seja como for, Alexandre Gallo, o responsável pelo projeto olímpico da seleção brasileira de futebol, olhando para os jogos do Rio-2016, tem Danilo como elemento claramente escolhido, chamando-o também com regularidade já para os sub-21 (tendo ele apenas 18 anos). 

DANILO NO SUL-AMERICANO SUB-15 (2011)

Miguel Lourenço Pereira interpreta: «As equipas de formação do Brasil são sempre um enigma. há jogadores que passam por lá e depois desaparecem do mapa e outros que muitas vezes até saltam os sub-21 e aparecem diretamente no escrete. Para o Danilo será importante continuar nessas seleções jovens, sobretudo para manter-se em contacto com a realidade do Brasil porque, já sabemos, há muita a tendência, sobretudo quando não há mediatismo, de que os selecionadores se esqueçam de jovens promessas que atuam em ligas periféricas»

Até onde, então?

Até onde chegará este brasileiro precoce, adquirido pelo Sp. Braga via Jorge Mendes e que muitos já apontam como um dos alvos apetecidos pelos «tubarões» no próximo mercado de inverno? «O Danilo tem lugar, se continuar esta progressão, num jogador de grande projeção a nível europeu e será muito difícil que o Braga o aguente muito tempo. Tendo em conta a sua agência e o chamativo que é ter sido internacional sub-21 brasileiro, vejo-o mais facilmente a dar o salto para o estrangeiro do que para um dos três grandes portugueses», analisa Miguel Lourenço Pereira.

A ESTREIA DE DANILO NA EQUIPA PROFISSIONAL DO VASCO

B.I. 

DANILO

Nome: Danilo Barbosa da Silva

Data de nascimento: 28 de fevereiro de 1996 (18 anos) 

Naturalidade: Simões Filho (Bahia)

Posição: Médio 

Altura: 1,83 metros 

Peso: 78 quilos 

Percurso nos clubes: Vasco da Gama (2013 e 2014), Sp. Braga (2014) 

Percurso nas seleções: presença no Mundial de sub-17 (2013); Campeonato Sul-Americano Sub-15 (2011) 

Marcas relevantes: Campeonato Sul-Americano sub-15 (2011); Taça BH de futebol júnior (2013)

«Mundo Brasil»  é uma rubrica que conta histórias das experiências de jogadores e treinadores brasileiros que atuam ou já atuaram em campeonatos espalhados pelo globo