O seleccionador nacional de sub-21 considera que os próximos jogos serão decisivos para perceber a capacidade portuguesa de conseguir o primeiro lugar do Grupo 3 de qualificação para o Euro 2009. Recorde-se que Portugal tem dez pontos em cinco jogos, enquanto a Inglatera tem 19 pontos em sete jogos. O que significa que a selecção terá que ganhar os três jogos que faltam, incluindo dia 5 de Setembro em Inglaterra.
Antes de mais, há quarta-feira um confronto com a Bulgária, com quem Portugal perdeu em Sófia. Depois há um torneio de preparação, com a Holanda, a França e a Suécia. «Só depois de vencermos a Bulgária em Guimarães e disputarmos o torneio na Suécia é que teremos uma avaliação do potencial da nossa candidatura ao primeiro lugar», disse Rui Caçador. «A filosofia é encarar o futuro jogo a jogo, sabendo que é preciso vencê-los».
Importante, mesmo, é vencer na quarta-feira a Bulgária. Na primeira das três finais que Portugal vai ter até ao fim da fase de apuramento. «Estamos preparados para termos um jogo muito difícil. Temos o favoritismo, mas precisamos de ganhar e de jogar bem, para sairmos daqui mais moralizados», referiu Caçador. «Foi um adversário muito difícil. Perdemos muito mal em Sofia. Perdemos um jogo que não devíamos ter perdido».
Recorde-se que, para além dos dez primeiros classificados dos dez grupos da fase de apuramento, qualificam-se ainda os quatro melhores segundos classificados. As catorze selecções disputam então um play-off que define os sete finalistas do Euro 2009, os quais se juntam à organizadora Suécia. Rui Caçador quer, apesar disso, fazer o menos contas possível. Por isso o objectivo é vencer os três jogos e garantir o primeiro lugar.
«Tozé Marreco já merecia uma oportunidade
Ao mesmo tempo, o seleccionador nacional quer continuar a projectar jovens jogadores no panamorama do futebol português. Por isso chamou Tozé Marreco, um avançado que era quase desconhecido, mas que já leva 16 golos no Zwolle da II Divisão holandesa. «O objectivo dos sub-21 é a classificação, mas também integrar jogadores de nível. O Tozé já merecia uma oportunidade e não apenas observações», concluiu.