João Varandas Fernandes, vice-presidente do Benfica, anunciou esta quinta-feira que vai deixar de exercer funções no clube e que não irá integrar qualquer lista candidata às próximas eleições para os órgãos sociais, agendadas para 9 de outubro.

Em comunicado, o dirigente dos ‘encarnados’ afirmou que «se abre um novo ciclo, com uma nova liderança, que deve ter espaço para acolher novas pessoas», pelo que vai deixar o cargo que ocupa no clube lisboeta desde 2012.

«Quero dar público testemunho que comuniquei a Rui Costa que o meu lugar está ao dispor desse impulso de renovação que se impõe. Uma decisão irreversível, porque entendo que é crítico a este novo ciclo que se se afirmem novos protagonistas», informou.

Varandas Fernandes salientou que o atual presidente e candidato, Rui Costa, é «uma boa solução para o futuro» do clube e manifestou «apoio inequívoco» ao antigo futebolista.

João Varandas Fernandes foi, juntamente com José Veiga, Rui Rangel e Fernando Tavares, um dos rostos mais visíveis do movimento ‘Benfica vencer, vencer’, que em 2009 surgiu como oposição ao então presidente Luís Filipe Vieira.

Três anos volvidos, acabou por integrar a lista de Vieira às eleições de 2012, desempenhando, desde então, o cargo de vice-presidente do emblema benfiquista.

As eleições para a presidência do Benfica estão marcadas para dia 9 de outubro. Rui Costa, atual presidente, e Francisco Benítez, líder do movimento ‘Servir o Benfica’, são, para já, os únicos candidatos ao cargo.