A Rússia apelou esta quinta-feira que em todos os conflitos armados no mundo, particularmente na Síria, declarem uma trégua olímpica durante a realização dos Jogos Olímpicos de Inverno em Sochi, que têm inicio sexta-feira.

«A Federação Russa, como organizadora dos Jogos Olímpicos de Inverno faz um apelo a todos os envolvidos em conflitos armados, independentemente dos países ou continente onde estes decorrem, para que declarem uma trégua olímpica», refere uma nota do Ministério dos Negócios Estrangeiro.

No entanto, reconhece o Ministério, o apelo é dirigido em primeiro lugar às partes do sangrento conflito na Síria que exerce uma grave influência desestabilizadora não só no país como em toda a região. A Rússia recordou também que o Secretário-geral da ONU apelou também a uma trégua olímpica.

Moscovo considera que uma trégua «abre a possibilidade de colocar fim ao derramamento de sangue e ao sofrimento das populações civis, e poderá ativar os processos políticos para superar a crise sobre os princípios da Carta das Nações Unidas».