A equipa de juniores do Sporting defronta esta noite o Inter Milão, no Estádio Dr. Magalhães Pessoa, em Leiria, em jogo dos quartos-de-final da NextGen, uma espécie de Liga dos Campeões dos mais pequeninos. Ricardo Sá Pinto, treinador dos leõezinhos, está entusiasmado por poder trabalhar com um grupo de «jovens talentosos» ao serviço do clube do seu coração.

«Significa uma grande responsabilidade, um enorme orgulho, uma enorme honra. Afinal de contas, trata-se do meu clube. É onde quero estar e onde me sinto feliz. Ser treinador do Sporting dá-me a oportunidade de trabalhar com jovens jogadores com um grande talento, disciplinados, rigorosos, sérios, humildes e quando assim é, dá gosto. Aliás, isso tem-se notado pela Europa fora», destacou o antigo avançado, em entrevista ao site do clube.

O Sporting tem dado cartas na competição, ainda sem derrotas e com duas vitórias categóricas sobre o Liverpool (3-0 e 5-1), além de uma goleada ao Molde (6-0). «O Sporting forma jogadores de elite, forma grandes jogadores não só para servir o clube, como para servir a nossa selecção nacional, como foi o caso do Figo, do Cristiano Ronaldo e outros. Existe uma grande competitividade que lhes vai permitir crescer, perceber outras exigências, nomeadamente o que lhes pode calhar pela frente no futebol de alta competição. Enfim, a NextGen permite-lhes amadurecer e defrontar outras grandes equipas, onde também se encontram futuros grandes jogadores. Além disso, a valorização dos nossos jogadores não passa despercebida», destacou o treinador dos juniores.

Um projecto que está a entusiasmar Sá Pinto. «O que mais me tem marcado é a qualidade de jogo que temos apresentado, a envolvência, o carácter, a humildade, a disciplina, a garra que os jovens da nossa equipa têm demonstrado em cada jogo. É também os resultados que temos tido e que, felizmente, têm sido extraordinários e históricos. Não chega só formar ou competir. Eu gosto, como eles também gostam, de competir para ganhar. Isso tem acontecido e é a cereja em cima do bolo. Espero, realmente, que eles continuem a ter este sucesso», acrescentou.

Jogos dos quartos-de-final da NextGen

Sporting-Inter Milão, hoje, às 19h30

Aston Villa-Marselha, hoje

Tottenham-Liverpool, 1 de Fevereiro

Barcelona-Ajax, 8 de Fevereiro