A necessidade de profissionalização dos quadros ligados ao desporto conduziu à criação de um curso específico para dirigentes desportivos, o qual vai arrancar em finais de Março, em Lisboa. Foi apelidado de Formação Específica de Elite para Direcção Desportiva e conta já com a inscrição dos ex-jogadores Sá Pinto, Oceano e Pedrosa, bem como do antigo árbitro internacional Paulo Paraty.
O curso arranca dia 31 de Março e realiza-se até ao dia 2 de Junho, todas as terças-feiras em horário laboral (das 10 às 18 horas), num total de 51 horas. Emanuel Calçada e Ricardo Balbeira, co-organizadores do curso, referiram à Agência Lusa que se trata de uma formação que já existe em Espanha há décadas. «Há muito tempo que o futebol se transformou num complexo negócio», dizem.
«Como todos os negócios, a constante modernização e sofisticação da indústria em que está inserido cria a necessidade de uma formação contínua e específica que adeque as tecnologias e os conhecimentos à realidade. Por isso, que promovemos uma formação de excelência com os conteúdos necessários e adequados para o desempenho destas funções», acrescentam os organizados da formação.
Entre os formadores estão Paulo Relógio e João Leal, responsáveis do departamento jurídico da Federação Portuguesa de Futebol, Jorge Silvério, doutorado em psicologia do desporto, Pedro Afra, director geral da Sporting Património e Marketing, e Carlos Daniel, jornalista desportivo.