É mais um daqueles casos de apagamento que o futebol costuma ser pródigo. No final da década de 90, Maurício Hanuch, um argentino que tinha brilhado na Taça dos Libertadores ao serviço do Independiente, motivou uma disputa acesa entre os rivais Benfica e Sporting. O interesse tinha sido despertado pelos encarnados, mas os leões seguiram o rasto, estabeleceram contactos, apresentaram argumentos financeiros mais sólidos e conseguiram contratar «El Turco» para a época 1999/00 por cerca de quatro milhões de euros. Sabe onde anda o jogador?
Bom, recuando atrás. Hanuch chegou a Alvalade e nunca conseguiu passar para o relvado aquilo que fez dele um caso sério de talento na Argentina. O jogador passou despercebido, não encantou e nem sequer mereceu grandes reparos por parte dos adeptos. Mesmo assim, sagrou-se campeão pelo Sporting (dezoito anos depois do último título) com 11 jogos e zero golos. Era o princípio do eclipse. Na época seguinte, foi emprestado ao Estudiantes, da Argentina, regressando depois a Portugal para o Santa Clara. Também não convenceu.
Até que a sua carreira sofreu um duro revés quando se lesionou gravemente num treino de pré-temporada em 2002/03. Ainda estava no Sporting e sofreu uma rotura do menisco e do ligamento cruzando anterior do joelho direito no Verão de 2002. Era o fim em Alvalade. E o começo descendente de um jogador que não cumpriu grande parte das promessas. Na reabertura de mercado, em Janeiro de 2003, foi cedido ao Badajoz, da segunda divisão espanhola, mas também não convenceu, agora não por falta de argumentos técnicos mas por causa de uma disponibilidade física que jamais seria a mesma.
Hanuch mergulhou no abismo. Regressou a Argentina, assinou pelo modesto Olimpo, no qual esteve em 2003/04. E na presente temporada jogou pelo Defensor de Belgrano, da segunda divisão argentina. As lesões sempre o massacraram. Até que agora, aos 28 anos, volta a sentir as emoções de jogar no estrangeiro. O jogador assinou contrato com o Rio Branco, um modesto clube brasileiro. Sabe em que divisão joga? No terceiro escalão. É isso mesmo. Hanuch, o grande argentino que jogou no Sporting e despertou o interesse do Benfica, vai jogar no terceiro escalão brasileiro. Tal e qual.