O Estádio do Bessa recebe no próximo domingo um jogo da II Divisão Distrital. Não é um jogo qualquer, porém. O Ramaldense recebe o Salgueiros num confronto que opõe dois históricos clubes da cidade do Porto. O objectivo, dizem, é receber cerca de cinco mil adeptos, o que seria um recorde na competição distrital em Portugal.
Um dos impulsionadores desta ideia é Manuel Maio, antigo dirigente do Boavista e actual presidente da Junta de Freguesia de Ramalde. «O Salgueiros tem levado muita gente aos seus jogos», justificou, em declarações à Agência Lusa. «Vai ser uma festa do futebol. Estas instituições da cidade do Porto estão bem vivas.»
O jogo começa pelas 15 horas e será antecedido por um sarau de ginástica. «O Ramaldense é um clube histórico, onde nasceu inclusivamente Humberto Coelho. O Salgueiros tem uma história imensa na primeira divisão e o Boavista, embora agora em dificuldades, também é um histórico. Vamos fazer uma bela festa.»
Os dirigentes dos dois clubes mostram-se satisfeitos com a iniciativa. «Vai ser um jogo histórico, estimulante para adeptos e jogadores», referiu Carlos Alves, presidente do Ramaldense, que é o último classificado da II Divisão Distrital do Porto. «Se o dia estiver bom, penso que poderão aparecer muitos espectadores.»
Carlos Abreu, presidente do Salgueiros, lembrou que o antigo clube de Paranhos ainda vale muito. «Estamos entre os maiores clubes, a nível nacional, em assistências aos jogos. Temos uma massa associativa que não larga o clube e tudo isso garante que o Salgueiros pode voltar a ser um grande clube no panorama do desporto nacional.»