Estava prometido e será o São Paulo a receber a Taça referente ao primeiro pentacampeão brasileiro. O assunto causou polémica no Brasil, pois o Flamengo reclamava o «caneco» e ainda tentou, à última hora, fazer valer os seus argumentos. Enviou uma carta ao São Paulo, tentando que os triclores abdicassem do troféu: a resposta, óbvia, foi não.
A equipa paulista sagrou-se campeã em 1977, 1986, 1991, 2006 e 2007, enquanto os cariocas venceram o Brasileirão em 1980, 1982, 1983 e 1992. Porém, o título Flamengo argumenta que a conquista da Copa União, em 1987, devia entrar nas contas. A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) considera, no entanto, que o campeão nacional desse ano é o Sport, do Recife.
Assim, conforme prometido, a taça será entregue pela CBF ao São Paulo e, de acordo com o presidente dos paulistas, Juvenal Juvêncio, o inédito troféu será entregue junatemnet com a Taça do Brasileirão deste ano.
«O Ricardo Teixeira [presidente da CBF] telefonou-me a dar os parabéns pelo título e para dizer que a taça do pentacampeonato é nossa», disse Juvêncio à rádio ¿Jovem Pan¿, citado pela Globo.