E por vezes o «planeta futebol» torna-se mesmo pequeno. À margem da preparação do Sp. Braga-Tottenham, fomos encontrar Scott Minto, um defesa esquerdo inglês que representou o Benfica entre Julho de 1997 e Janeiro de 1999. Aos 35 anos, Minto deixou já a carreira de futebolista de lado - pendurou as botas no final da temporada passada, quando representava o Rotheram, da III divisão inglesa - mas continua dentro do mundo do desporto-rei.
Como bom comunicador que é, Scott Minto colabora agora com algumas rádios e televisões britânicas, incluindo a Chelsea TV, canal privado do emblema londrino. Desta vez, está em Braga a fazer comentários sobre esta partida relativa aos oitavos-de-final da Taça UEFA. Ocasião, então, para alguns reencontros inesperados. E a conversa começou por aí. Quais as memórias de Minto em relação a João Vieira Pinto (ex-companheiro de equipa no Benfica) e Jorge Costa (antigo adversário no F.C. Porto)?
«O João era um jogador fantástico e uma pessoa encantadora. Chegámos a ser companheiros de quarto e aproveitámos para aprender algumas palavras em inglês (ele) e em português (eu)», disse entre sorrisos. «Lembro-me que havia sempre muita pressão sobre ele. Carregava muitas vezes a equipa às costas. Estou curioso para saber qual é a sua situação actual, até porque somos quase da mesma idade».
Sobre o agora treinador do Sp. Braga, Minto deixou também algumas palavras. «Recordo-me que era muito forte e berrava muito (risos)! Defrontei-o algumas vezes mas, infelizmente, na altura não conseguimos ganhar nenhum campeonato. Na minha primeira temporada ainda ficámos em segundo lugar, mas no segundo as coisas correram mal», recordou, enquanto mostrava não ter esquecido algumas expressões tipicamente portuguesas.
«Joguei no Chelsea, mas o Benfica foi o clube mais importante que representei
E já que se falava sobre o passado, Scott Minto não deixou de mostrar as saudades que sente por Cascais. «Morei lá durante ano e meio e era fabuloso. Muito sol, tranquilidade, praia por perto. Foram bons tempos», insistiu, antes de considerar esses dezoito meses como «os mais importantes» da sua carreira.
«Antes de jogar no Benfica, estive três anos no Chelsea, mas o clube não era o que é hoje. Por isso costumo dizer que o Benfica foi o clube mais importante que representei em toda a carreira», referiu, enquanto recordava os outros britânicos que o acompanharam na aventura portuguesa, todos escolhidos pelo técnico Graeme Souness. «Gary Charles, Mark Pembridge, Michael Thomas, Brian Deane, Dean Saunders¿ sim, lembro-me de todos e foram muito importantes na minha adaptação a Portugal».
Sobre o Benfica de hoje, Minto confessa não saber muito. «Em Inglaterra não passam muitos jogos de Portugal, mas tento seguir os resultados. Mas estou a torcer para que o Tottenham siga em frente na UEFA e defronte o Benfica a seguir. Se isso acontecer, lá estarei a acompanhar o jogo e a abraçar algumas pessoas do meu tempo no clube», concretizou.
«Aposto na passagem do Tottenham»
Profundo conhecedor do poderio actual do Tottenham, perguntámos a Scott Minto quais as possibilidades que o Sp. Braga terá de seguir em frente na Taça UEFA. «Sei que o Sp. Braga tem uma boa equipa, mas aposto no Tottenham. Actualmente, é uma das melhores equipas em Inglaterra e tem muitos jogadores com experiência internacional. O Defoe, o Lennon e o King, por exemplo, têm muita qualidade.»
Minto admite estar a torcer pelo emblema do seu país, mas não deixa de elogiar a equipa portuguesa. «Jogam muito bom futebol. Sabem o que fazer sempre com a bola. Bem, vamos aguardar e ver. Espero poder usufruir de um bom jogo amanhã à noite», finalizou o ex-jogador do Benfica.