Só os mais desatentos ainda não se deram conta que o país está vestido de verde e vermelho. O Euro 2004 está quase a começar e a população está moralizada para prestar todo o apoio à selecção nacional. Talvez por isso, janela sim janela não lá esteja mais uma bandeira nacional a colorir as fachadas dos prédios e casas portuguesas.
Normalmente, só as coisas preciosas se roubam. Ora, uma bandeira com o escudo português pode não ter muito valor monetário, mas sentimental terá, com certeza, para todos os portugueses. Especialmente, quando estamos em vésperas de começar um Euro 2004. Segundo a lei da oferta e da procura, algo que existe em pouca quantidade mas que é muito pretendido, vê o seu valor inflacionado. Talvez por isso, alguns «larápios» mais atentos roubaram várias bandeiras portuguesas e mastros que estavam colocados em alguns prédios de Lisboa.
Os «estranhos» roubos começaram às 2 da manhã desta quarta-feira, na Avenida Lusíada, junto ao Estádio da Luz. Foi aí que foram tirados de alguns prédios da zona 14 mastros com bandeira e três mastros sem bandeira, revelou o Comando Metropolitano da PSP de Lisboa. Quinze minutos depois, foram roubados na mesma rua, mas no sentido do Hospital de Santa Maria, mais dois mastros com bandeira e sete sem o emblema nacional.
Os últimos roubos na Avenida Lusíada, mas no sentido contrário, aconteceram cerca das 2h45. Neste local, desapareceram mais cinco mastros com bandeira e dois sem bandeira. As zonas de Telheiras e do Campo Grande também foram visitadas pelos assaltantes, que levaram quatro bandeiras de cada um dos sítios. A polícia está a investigação, no sentido de encontrar o rasto dos assaltantes.
Por isso, se, à imagem de muitos portugueses, colocou uma bandeira de Portugal na sua janela ou varanda, tenha cuidado! Pode ser alvo da cobiça dos «amigos do alheio»!