Os veteranos futebolistas italianos Francesco Totti, Luca Toni e Antonio Di Natale ficaram fora da lista de 42 pré-convocados para o Mundial2014, que foi anunciada pelo selecionador Cesare Prandelli.

«Tenho um respeito imenso por esses jogadores e eles merecem mais explicações (...), mas só serão chamados em caso de urgência», assegurou o técnico italiano.

Totti, de 37 anos, capitão da AS Roma, segunda classificada da Liga italiana atrás da Juventus, poderia sonhar com uma derradeira presença no Mundial de futebol, tal como os outros dois avançados de 36 anos, Toni, que marcou 17 golos esta época no Hellas Verona, e Di Natale, com 10 tentos ao serviço da Udinese.

Na lista divulgada, da qual sairá o grupo de 23 jogadores que estará no Mundial do Brasil, Prandelli colocou Giuseppe Rossi, da Fiorentina, e alguns jogadores jovens que têm demonstrado talento.

Rossi era o melhor marcador da Fiorentina e do campeonato italiano quando se lesionou num joelho no início de janeiro, um problema do qual continua a recuperar.

Se recuperar da lesão, Rossi estará no grupo de 23 com o avançado Mario Balotelli, a estrela do AC Milan, devendo ter a seu lado jogadores jovens como Ciro Immobile, 24 anos, que, ao serviço do Torino, é melhor marcador do campeonato com 19 golos, e Mattia Destro, de 23 anos, da AS Roma.

Prandelli advertiu, contudo, os seus jogadores que, «se derraparem, ficarão em casa, porque isso significará que não conseguem suportar a pressão do campeonato do mundo».