A Associação Nacional de Treinadores de Futebol (ANTF) respeita a aposta da Federação Portuguesa de Futebol em Roberto Martínez, anunciado nesta segunda-feira como novo selecionador, embora assuma que preferia um técnico português.

José Pereira, líder da ANTF, diz «respeitar que algumas equipas possam recorrer a esses serviços», mas entende que «na Seleção Nacional não é bem a mesma coisa».

«Eu sempre disse que gostava que a seleção tivesse jogadores portugueses, treinadores portugueses e dirigentes portugueses. Mas, depois há uma análise que a Federação [Portuguesa de Futebol (FPF)] tem de fazer, traçar um determinado perfil, e entendendo que não havia treinadores portugueses disponíveis para o cargo, e friso disponíveis, e ainda não temos todos os dados sobre as diligências que foram ou não efetuadas nesse sentido, optou por esse técnico», afirma, em declarações à agência Lusa.

José Pereira lembra que «também há muitos treinadores portugueses no estrangeiro», e destaca que Roberto Martínez «vem de uma boa escola».

Ainda a propósito da apresentação de Roberto Martínez como novo selecionador de Portugal, José Pereira recusa a ideia de que a escolha possa ter sido influenciada pelo papel de Cristiano Ronaldo na equipa.

«O Cristiano Ronaldo prestou grandes serviços à seleção nacional ao longo de todos este anos, mas caberá agora ao novo selecionador decidir se ele está apto para continuar ou não, sem influências exteriores», diz José Pereira.