Fernando Santos promoveu quatro estreias na lista de convocados da Seleção Nacional para os jogos ante a Croácia e a Itália, este último da Liga das Nações: Cláudio Ramos, Pedro Mendes, Sérgio Oliveira e Gedson. Em conferência de imprensa, o técnico da equipa das quinas explicou as opções.

«Este é um ciclo que começa agora, que se inicia, com o objetivo final [do Europeu de 2020], sem passar por cima desta competição [Liga das Nações], que é uma competição importante, é a primeira vez que a vamos disputar e isso tem um significado especial. Em todas as provas que entramos é para vencer e é isso que iremos fazer nesta competição, mas este é um início de um ciclo, como se abriu aquele que se culminou com a conquista do Euro 2016, depois a seguir um novo ciclo que culminou com o Mundial 2018, e agora é um novo ciclo que se abre e nós queremos estar preparados para defender o título que ostentamos neste momento [do Euro 2016]. Esta foi uma opção agora, mas no futuro veremos, não há ninguém excluído, não há critérios de idade, esta é uma janela, a de setembro, em outubro logo se verá o que acontecer», disse.

Pedro Mendes, defesa-central do Montpellier, foi uma das principais novidades na lista, mas o selecionador nacional revelou que o jogador de 27 anos já era seguido há muito tempo: «O Pedro Mendes há muito tempo que era seguido por nós, há muito tempo que está na pré-convocatória da Seleção Nacional. Como eu digo este é um novo ciclo, para uma prova importante [Liga das Nações], mas também é uma janela importante de oportunidade para que possamos fazer o balanço final.»