Fernando Santos anunciou esta quinta-feira os convocados para a Taça das Confederações, que se disputa na segunda quinzena de junho na Rússia. A Seleção Nacional, recorde-se, disputa a competição na qualidade de campeã europeia.

O Anthony Lopes ficou de fora, esclareceu Fernando Santos, por ter pedido a dispensa, devido, acrescentou o selecionador, a «um assunto grave que só a ele e à sua família diz respeito». Depois de conversar com o jogador, Fernando Santos entendeu a gravidade do assunto em causa e aceitou o pedido de dispensa do guarda-redes.

Para além de Anthony Lopes, destaque para as ausências dos campeões europeus Renato Sanches e Éder da lista de convocados. De fora ficaram também Eduardo, Vieirinha, Ricardo Carvalho e Rafa Silva.

Portugal, recorde-se, tem um particular agendado para o dia 3 de junho com o Chipre, no Estoril, e no dia 9 defronta a Letónia, em Riga, em jogo do Grupo B de apuramento para o Campeonato do Mundo de 2018.

Até esse jogo na Letónia, esclareceu o selecionador, a lista atual pode ser alterada, mas só por um motivo de força maior: isto é, se algum jogador se lesionar.

Após o duelo com letões, a seleção nacional vai começar a preparar a participação da Taça das Confederações.

Portugal, refira-se, vai discutir o Grupo A, juntamente com Rússia, México e Nova Zelândia. A estreia é frente ao México, no dia 18 de junho, em Kazan, e depois seguem-se a Rússia, dia 21, em Moscovo, e a Nova Zelândia, dia 24, em São Petersburgo.

A Taça das Confederações, prova que serve de teste para Campeonato do Mundo, vai decorrer entre 17 de junho a 2 de julho.

LISTA DE CONVOCADOS:

Guarda-redes: Rui Patrício, Beto, José Sá

Defesas: Cedric, Nelson Semedo, Pepe, José Fonte, Bruno Alves, Luís Neto, Raphael Guerreiro e Eliseu.

Médios: Danilo Pereira, William Carvalho, João Moutinho, Adrien Silva, André Gomes, Pizzi e João Mário;

Avançados: Nani, Ricardo Quaresma, Bernardo Silva, Gelson Martins, Cristiano Ronaldo e André Silva.