Toti Gomes, «o lobo que foi do râguebi ao futebol e encantou no Estoril», é a grande novidade nos convocados da Seleção Nacional para os jogos frente à Bósnia e à Islândia.

Em conferência de imprensa, Roberto Martínez explicou a chamada do defesa do Wolverhampton, que pode assim fazer a estreia absoluta pela Seleção A.

«O Toti é um jogador muito interessante para nós, tem diferentes valências de outros centrais na Seleção. É muito forte nos duelos, é esquerdino, as suas exibições com o Wolverhampton foram muito boas. Não é uma situação de excluir determinado jogador, é uma situação de convocador jogadores de diferentes características», justificou.

O selecionador nacional foi ainda questionado sobre a nova ausência de Pedro Gonçalves, melhor marcador do Sporting nesta temporada.

«Eu gosto muito do Pote, é um jogador que marca a diferença com o Sporting, mas não decidimos excluir nenhum jogador. Procuramos capacidades específicas destes jogos e temos muitas decisões para tomar sobre muitos jogadores», disse.

Roberto Martínez reconheceu também que há uma dificuldade acrescida neste duplo compromisso de junho, por ser já na reta final da temporada, depois de as decisões ao nível dos clubes já terem acontecido.

«Eu acho que junho é muito difícil por essa razão, mas é o mesmo para a Bósnia, que tem o Dzeko e outros jogadores. Todos os jogadores precisam de descansar sete dias e depois precisam uma preparação para chegar ao estágio com frescura mental, mais do que física.»

«É importante que os jogadores estejam preparados mentalmente. A convocatória de junho é difícil, por alguma coisa tem 25 jogadores. Vamos preparar os jogos da melhor forma possível», reforçou.

Atual líder do grupo J da qualificação para o Euro 2024, Portugal defronta a Bósnia no dia 17 de junho, em casa, e desloca-se à Islândia três dias depois, a 20.