Paulo Henrique mostrou-se nesta quarta-feira orgulhoso por ser o segundo açoriano a participar em Jogos Olímpicos, depois do judoca Fernando Costa Matos, em Tóquio 1964.

«É um sentimento de muito orgulho por ser o segundo açoriano a marcar presença numa edição dos Jogos Olímpicos. É também importante lembrar que o Pedro Pauleta, que é um ícone dos Açores, faz parte da seleção como chefe de comitiva», afirmou o defesa, citado pela Agência Lusa.

O jogador do Paços de Ferreira só recebeu a notícia da convocatória na quinta-feira, visto que não fazia parte da lista inicial de Rui Jorge com 17 jogadores.

«Recebi a notícia com muito orgulho e muita felicidade. Informei todos os meus familiares com uma felicidade enorme e estou a gostar imenso de poder dar o meu máximo ao serviço da seleção nacional», confessou.

A presença de vários atletas açorianos nos Jogos Olímpicos é um motivo de alegria e orgulho para o diretor regional do desporto dos Açores.

«Tivemos atletas até à última hora a lutar pelo acesso à representação de Portugal nos Jogos Olímpicos Rio2016, situação que já há uns anos não ocorria na Região», recorda António Gomes, em declarações à Agência Lusa, na terça-feira.