Gonçalo Paciência festejou 22 anos em plena Missão Olímpica. Por isso, a comitiva portuguesa decidiu festejar o aniversário do avançado do FC Porto com uma surpresa e convidou todos os atletas portugueses que já estão no Rio de Janeiro.

João Sousa, Nélson Évora e Patrícia Mamona foram alguns dos presentes, a par de toda a equipa de futebol. Foi por isso um aniversário diferente, ainda que Gonçalo Paciência esteja habituado a festeja-lo em estágio: «Foi especial. Já passei muitos aniversários fora, mas este foi diferente por tudo aquilo que nos rodeia e pelo que me rodeia a mim também.»

O avançado, que tem trabalhado de forma limitada nos últimos dias, tem noção das diferenças e do momento único que vive, por isso quer aproveitá-lo: «Há milhares de jovens e de jogadores que gostavam de estar aqui. Neste momento somos nós e somos nós que temos a responsabilidade de representar Portugal. É nisso que estamos focados e é nisso que vamos trabalhar para dignificar o país, a camisola e Portugal.»

«Tem sido uma experiência única, que nem toda a gente tem o privilégio de ter. Estamos a aproveitar com responsabilidade e a fazer o trabalho que nos compete. É um ambiente diferente ao que estamos habituados no futebol. É continuar a desfrutar sempre com uma grande responsabilidade. Não somos só 18, somos muitos portugueses cá. Somos poucos, se comparados com algumas comitivas, por isso temos de nos juntar e com esse lema, só juntos e com união, é que se conseguem grandes feitos e resultados. É para isso que estamos cá e esperamos também a ajuda das outras modalidades», disse em declarações ao site da FPF.

Portugal entra em campo na quinta-feira e tem a Argentina como primeiro adversário. Não será um jogo fácil, mas Gonçalo Paciência já só pensa nesse encontro.

«Uma equipa de futebol prepara sempre o jogo a seguir e não o próximo. É na Argentina que estamos focados. Sabemos que vai ser um jogo difícil, como os outros, mas neste momento é neste que nos temos de concentrar e que temos de trabalhar de acordo com aquilo que vamos encontrar dentro de campo. É uma equipa como as que temos apanhado até aqui: uma equipa forte, agressiva, lutadora e com muita qualidade de certeza.»