A lista de convocados da Seleção Nacional para o jogo particular com os Camarões, marcado para a próxima quarta-feira, fica marcada por alguns regressos, como Miguel Lopes (Lyon) e Rolando (Inter), e com a promoção de alguns jogadores dos sub-21, como Ivan Cavaleiro (Benfica) e Rafa (Sp. Braga), que se juntam a William Carvalho (Sporting). Uma lista que também conta com algumas ausências de peso como Hélder Postiga (Lazio) ou Rui Patrício (Sporting). Paulo Bento explica tudo.

Primeiro os regressos. Miguel Lopes e Rolando já tinham feito parte das opções de Paulo Bento, mas não têm integrado as últimas convocatórias. «São dois jogadores que temos conhecimento total em relação às suas capacidades, porque estão a jogar com regularidade nas suas equipas e podem fazer parte das escolhas de qualquer convocatória da Seleção Nacional. Nalguns momentos não têm vindo, porque as opções caem sobre outros», explicou.

Paulo Bento não fecha a porta a Quaresma e a Fernando

A lista também integra jogadores que têm feito o seu percurso na seleção de sub-21. William Cavaleiro já tinha sido chamado para o último jogo e, agora, conta com a companhia de Ivan Cavaleiro e Rafa. «O Rafa por uma questão de afirmação na sua primeira época na I Divisão. Tem feito parte das primeiras escolhas do Braga. Tem revelado uma boa capacidade de finalização. Tem jogado nos dois corredores e poderá fazer a função de 10. Dá-nos muitas soluções», começou por explicar em relção ao médio do Sp. Braga.

Quanto ao extremo do Benfica. «O Ivan tem muitos minutos na equipa B e alguns na equipa principal, nas mais variadas competições. O facto de poder jogar nos dois corredores também tem influência e ainda a possibilidade de jogar como ponta de lança. São jogadores que nos dão algumas soluções, por isso estão connosco neste momento», acrescentou.

O regresso de Rúben Amorim também é explicado pela polivalência do médio do Benfica. «É um jogasdor com um conjunto de cacteristicas que lhe permite jogar em várias posições, quer no nosso sistema (4x3x3), mas também jogar nos corredores com alguma capacidade. É um jogador que, em algumas situações, também já fez de lateral direito. É um jogador experiente, taticamente muito competente, por isso o trouxemos, mesmo não jogando com muita regularidade no seu clube», explicou.


A ausência de Hélder Postiga explica-se pelo facto do avançado que agora representa a Lazio estar lesionado. Uma situação que preocupa o selecionador. «O Hélder é um problema neste momento, é um problema fisico que o impede de competir e treinar no seu clube, por isso está fora das opções», referiu.

Quanto a Rui Patrício, que tem estado em todas as convocatórias, desta vez ficou de fora. Paulo Bento chamou Beto (Sevilha), Eduardo (Sp. Braga), que têm sido chamados com frequência, e juntou-lhes Anthony Lopes, jovem guarda-redes que conquistou a titularidade no Lyon. «É uma questão de opção. Trouxemos três guarda-redes, não trouxemos o Rui que tem estado sempre connosco. Depois na fase final decidimos quem são os três que vão», referiu ainda.