Quarta-feira, 12 de julho de 2017. Dia em que foi acrescentada mais uma página importante ao livro das boas recordações do futebol português.

A seleção de sub-19 bateu a Holanda por 1-0 e apurou-se para a final do Europeu da categoria, que está a decorrer na Geórgia.

FILME DO JOGO

Exibição sólida dos pupilos de Hélio Sousa misturada com uma dose de sorte no golo obtido, mas que não põe em causa a justiça do triunfo.

Num jogo em que a equipa das quinas voltou a apresentar um «onze» teoricamente mais consentâneo com a sua melhor versão (Hélio Sousa fez oito alterações relativamente ao encontro anterior com a Suécia), Portugal fez o suficiente para justificar por inteiro um lugar no jogo decisivo da competição.

A Holanda até entrou melhor, com duas boas oportunidades nos primeiros cinco minutos. Foi o sumo que a «laranja» espremeu até ao golo de Portugal aos 24 minutos, altura em que Gedson arrancou pela esquerda, tirou dois adversários do caminho já na área rematou rasteiro, com a bola a passar por baixo do corpo do guardião holandês, que parecia ter o lance controlado.

O golo de Portugal teve o condão de dar um novo elã a um jogo com duas equipas que pareciam estar a respeitar-se em demasia e obcecadas mais pelo controlo do que propriamente pelo risco.

Ainda assim, a pressão da Holanda esteve longe de ser asfixiante e só por uma vez as redes de Diogo Costa esteve verdadeiramente em perigo: já muito perto do apito para o descanso Dilrosun isolou-se, mas o guarda-redes do FC Porto fechou a baliza.

A segunda parte trouxe uma Holanda com mais posse, mas mais exposta ao erro e acusar níveis de ansiedade que iam subindo na mesma proporção do cronómetro de jogo. Aos 48 minutos, João Filipe trabalhou bem sobre um defesa e viu o 2-0 ser travado por Bijlow.

Seguros defensivamente e sempre com um olho no contra-ataque, Portugal teve quase sempre o controlo das operações, perante uma Holanda que revelou pouco discernimento e que não melhorou nem conseguiu melhorar com as substituições implementadas.

Três anos depois da derrota com a Alemanha, Portugal regressa a uma final do Europeu de sub-19 e confirma uma vez mais o estatuto de potência europeia ao nível da formação.

Que sejam felizes no sábado!

Leia ainda: Inglaterra bate República Checa e vai defrontar Portugal na final