A seleção de sub-21 da Roménia venceu esta sexta-feira a sua congénere do País de Gales, em Cluj-Napoca, por 2-0 e, com mais dois pontos do que Portugal, deixou praticamente a equipa de Rui Jorge fora da luta pelo primeiro lugar do Grupo 8 da fase de qualificação para o Europeu da categoria, uma vez que, na última ronda, já na próxima terça-feira, Portugal recebe a Bósnia e a Roménia recebe…o Liechenstein.

A Roménia ainda chegou ao intervalo sem golos, mas depois marcou dois na segunda parte, com a assinatura de Dennis Man (55m) e George Oscas (71m).

A equipa portuguesa ainda ganhou algum alento na quinta-feira com a goleada aplicada ao Lietchenstein (9-0), mas agora voltou a depender de um resultado negativo dos romenos, pouco plausível, na última ronda.

Ainda assim, uma vitória sobre a Bósnia, que tem apenas menos um ponto e também está na luta, na próxima terça-feira, no Funchal, pode abrir espaço para Portugal qualificar-se como um dos melhores segundos classificados.

Para esse cenário tornar-se realidade, e em caso de vitória sobre a Bósnia, Portugal só tem de esperar por um dos seguintes desfechos: que a Suécia não vença na receção à Bélgica, em jogo do grupo 6, ou que Áustria e Rússia empatem em jogo do Grupo 7.

A fase final do próximo Campeonato da Europa de sub-21 vai decorrer, em 2019, em Itália e San Marino, com doze finalistas. Qualificam-se os nove vencedores dos grupos que se juntam à anfitriã Itália. Os quatro segundos melhores classificados apuram-se para um play-off que vai definir as duas últimas vagas. Será nesta janela que Rui Jorge e companhia vão apostar.

Situação atual:

5 equipas já qualificadas: Itália (como anfitriã), Espanha, Inglaterra, Alemanha, Sérvia e França

Sete vagas por apurar

Quem ainda pode vencer o grupo: Croácia ou Grécia, Dinamarca ou Polónia, Bélgica ou Suécia e Roménia ou Portugal

Quem tem apenas possibilidade de chegar ao play-off: Eslováquia ou Irlanda do Norte, Ucrânia, Rússia ou Áustria, Bósnia e Eslovénia