A UEFA anunciou, esta sexta-feira, os prémios da sua nova competição, a Liga das Nações. Destaque para o vencedor da Liga A que irá ganhar 7,5 milhões de euros.

Segundo o organismo, serão distribuídos 76,25 milhões por todas as 55 seleções participantes, que estão organizadas em ligas, segundo a sua posição no ranking mundial. A UEFA vai distribuir 1,5 milhões de euros às equipas da Liga A, um milhão às da Liga B, 750 mil euros às da liga C e 500 mil às da Liga D. Este valor duplica para o vencedor de cada um dos grupos das diferentes Ligas.

O prémio de vitória da Liga A da Taça das Nações é de 4,5 milhões, o finalista vencido arrecada 3,5 milhões, o terceiro classificado 2,5 milhões, e o quarto classificado 1,5 milhões.

A Liga das Nações encontra-se organizada em quatro escalões, onde participam as 55 seleções europeias. Os vencedores de cada uma das ligas tem lugar no seguinte Campeonato da Europa, mesmo que não tenha conseguido o apuramento atrás da qualificação normal.

Para além disso, os últimos classificados de cada grupo serão relegados para o escalão inferior na seguinte edição, pelo que os primeiros classificados são promovidos à Liga superior. A fase de grupos da competição será disputada em setembro e novembro, sendo que a fase final será jogada em junho do próximo ano.

Portugal está inserido no Grupo 3 da Liga A, onde irá defrontar a Itália e Polónia.