José Fonte garante que na Seleção Nacional ninguém pensa que o jogo com Andorra são favas contadas. O central do West Ham recorda que a modesta seleção do pequeno principado tem colocado dificuldades aos visitantes e lembra que tanto a Hungria (1-0) como a Suíça (2-1) só venceram lá pela margem mínima. Além disso, Portugal vai jogar num relvado sintético que, na opinião do defesa, «nem devia ser permitido».

«Todos os jogos que Andorra teve em casa foram complicados para as equipas que lá foram. As derrotas foram todas pela margem mínima, tanto a Hungria como a Suíça. Esperamos um jogo difícil, estamos preparados para isso. Não podemos estar abaixo do nível deles, temos de ter pelo menos a mesma entrega e sacrifício. O importante é equilibrar essa balança, com muita vontade, só assim, podemos ganhar o jogo», destacou.

O defesa destaca as dificuldades que um relvado artificial pode colocar em Andorra, mas não só. «Os factos são que todas as equipas que foram a Andorra encontraram dificuldades, pelo campo que eles têm, com relva artificial, que só por si torna as coisas mais difíceis, mas também pela agressividade que eles têm, hoje em dia todos querem ganhar ao campeão europeu. Não é fácil ganhar em Andorra, é um facto que temos mais qualidade, mas não vai ser fácil. Podemos torna-lo fácil, é verdade, mas isso depende de nós», comentou.

Além do relvado, este jogo vai ter ainda a particularidade da seleção viajar num avião diferente, da Força Aérea Portuguesa, de forma a encurtar o tempo de viagem, mas é o piso sintético que mais preocupa José Fonte. «Em relação à viagem não estamos preocupados, a federação faz sempre um trabalho fantástico para nos dar as melhores condições possíveis. O sintético para mim é dos piores fatores que vamos encontrar. Não estamos muto habituados, na minha opinião nem deviam ser permitidos. Mas também já jogámos assim nas Ilhas Feróe. Temos de jogar o que temos de jogar e fazer o nosso trabalho que é ir lá e ganhar», acrescentou.

José Mourinho, na véspera, depositou total confiança na qualificação de Portugal para a fase final do Mundial2018. «Todos temos confiança na nossa qualidade, no nosso grupo, o mister tem confiança em nós e nós acreditamos, mas há que por isso em prática. Para já temos uma meia-final com Andorra e para estar na final temos de ganhar este primeiro jogo», destacou ainda José Fonte.