André Silva e João Cancelo num começo de sonho na Seleção Nacional.

Os dois miúdos causaram um impacto tremendo na História da equipa das Quinas e atingiram marcar com 88 e 80 anos de registo! 

Fazer o truque do chapéu é algo de especial. Nem todas as coisas no futebol têm nome próprio, mas marcar três golos num só jogo tem. O hat-trick é especial porque é difícil e raro, basta ver os números das competições internacionais. Nesta segunda-feira, André Silva conseguiu o primeiro pela seleção portuguesa. É o mais novo de sempre a fazê-lo. E um dos mais rápidos.

 

Muito feliz por ajudar a equipa a cumprir os objetivos! 🙌🏼⚽⚽⚽🇵🇹

A photo posted by André Silva (@andrevsilva10) on

A marca que André Silva bateu nesta noite tinha 88 anos e pertencia ao único portista que tinha conseguido um hat-trick pela seleção.

O jogador mais novo de sempre a marcar três golos numa só partida pela seleção era Valdemar Mota, com 22 anos, um mês e 12 dias. Fê-lo a 29 de abril de 1928, num 4-1 à Itália, no Porto.

Agora, o recorde pertence a André Silva: aos 20 anos 11 meses e cinco dias, o menino do FC Porto fez o primeiro hat-trick da carreira pela Seleção Nacional, em Torshavn, Ilhas Faroé. Foi o 13º jogador a conseguir tal feito pelas cores portuguesas.

O Raio-X dos hat-tricks de Portugal mostra-nos que oito foram alcançados em solo nacional, outros oito no estrangeiro.

Pauleta e Cristiano Ronaldo foram os únicos a somar mais do que um, Nuno Gomes, por outro lado, fez primeiro um poker do que um hat-trick. Eusébio também fez hat-trick e poker, tal como o madeirense o açoriano.

Ora, é precisamente aí que reside a segunda questão: André Silva foi o mais novo, mas não foi o mais rápido. Entenda-se aqui não os minutos em que marcou, mas o jogo de seleção em que o conseguiu.

O recorde pertence a Francisco Palmeiro: o antigo avançado do Benfica apontou três golos na estreia pela Seleção Nacional, a 3 de junho de 1956, em Lisboa, numa vitória por 3-1 frente a Espanha.

Cristiano Ronaldo tem três hat-tricks pela seleção e um poker, este último conseguido frente a Andorra na sexta-feira

Nos registos, nota-se ainda que Yaúca apontou três golos ao Luxemburgo na segunda internacionalização e, por fim, Valdemar Mota fê-lo ao terceiro jogo. André Silva conseguiu-o ao quarto encontro.

Cristiano Ronaldo só conseguiu apontar três golos num jogo por Portugal à 106ª internacionalização.

Como se disse, André Silva é o segundo jogador do FC Porto a fazer um hat-trick por Portugal. Nessa lista particular, há cinco jogadores do Benfica (5, Palmeiro, Eusébio, José Torres, JV Pinto e Nuno Gomes). Sporting (1, Paulo Alves), Belenenses (1, Yaúca), Real Sociedad (1, Sá Pinto), Real Madrid (2, Figo e Ronaldo), Lazio (1, Sérgio Conceição) e Bordéus (1) e PSG (1) (estes dois por Pauleta) também entram neste registo.

A História de João Cancelo

Na seleção, há 39 jogadores que marcaram na estreia. Desde Alberto Augusto, autor do primeiro golo de sempre de Portugal em 1921, até João Cancelo.

Porém, são muito poucos os que conseguiram fazer o que o lateral de 22 anos fez: marcar nos três primeiros jogos pela seleção portuguesa. O último registo vai para Soeiro Vasques e data de 1936.

A estreia daquele sportinguista aconteceu a 3 de maio de 1932. Manuel Soeiro Vasques apontou o primeiro golo frente à Jugoslávia, em Lisboa, numa vitória por 3-2. Nos quatro jogos seguintes da seleção não foi chamado. Reapareceu três anos depois. A 5 de maio de 1935, na segunda internacionalização, bateu o guarda-redes espanhol num empate 3-3. 

Por fim, a 26 de janeiro de 1936 marcou numa derrota com a Áustria, por 3-2, na Invicta.

O primeiro a fazer o que João Cancelo conseguiu foi João dos Santos. Em janeiro de 1926, marcou na estreia com Checoslováquia (1-1 no Porto), seguiu-se um golo à França (derrota por 4-2 em Toulouse) e por fim um golo à Hungria em dezembro de 1926.

Ou seja, João Cancelo foi o terceiro a conseguir marcar nos três primeiros jogos com a camisola da seleção. E foi o mais rápido também. Fruto do calendário, na comparação com João dos Santos, pois marcou em setembro e outubro de 2016, e fruto de ter aproveitado as oportunidades, que o fizeram titular nos três jogos.

 

Sonho tornado realidade ... 🇵🇹❤️ #mommyblessme

A photo posted by João Cancelo (@jcancelo2) on